Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp vai emitir alertas de desastres da Defesa Civil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Junho de 2022 às 16h33

Link copiado!

Reprodução/Ministério do Desenvolvimento Regional
Reprodução/Ministério do Desenvolvimento Regional
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp e o Robbu fizeram uma parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional para lançar um serviço inédito de emissão de alerta de desastres por meio do programa de mensagens. A novidade terá abrangência no Brasil inteiro e servirá para avisar pessoas em áreas de risco em razão de chuvas, enchentes, queimadas e outros tipos de problemas ambientais.

Para ter acesso, é preciso enviar mensagem para o número (ainda não divulgado) e autorizar o recebimento dos alertas. O chatbot também será acessível por link direto ou código enviado para as pessoas. Será necessário compartilhar a localização atual (ou outra do seu interesse) para o sistema registrá-la e passar a emitir alertas para a região.

Continua após a publicidade

Espera-se que robô também enviem dicas de autoproteção, melhores rotas de evacuação em caso de desastres e outros tipos de orientação para situações emergenciais. A iniciativa é relativamente comum fora do país, onde existe a incidência de furacões e terremotos com mais frequência, mas inovadora em solo brasileiro.

Serviço será ativado em até 60 dias

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado nesta quinta-feira (29) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, em cerimônia realizada na sede do ministério, em Brasília (DF). Participaram do lançamento o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas; o diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, e o diretor Comercial da Robbu, Francisco Dabus.

A Robbu é uma empresa brasileira de desenvolvimento de software voltada para a criação de chatbots e outras iniciativas humanizadas. Além disso, a companhia também possui soluções voltadas para gestão e atendimento através de redes sociais, SMS, e-mail e chat.

Continua após a publicidade

A expectativa é que o serviço comece a funcionar em até 60 dias. O WhatsApp é o programa de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil, instalado em praticamente todos os celulares do país. O programa também é o mais presente na tela inicial dos usuários e o mais usado ao longo do dia, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time.