Publicidade

Facebook terá canais nos grupos e nova barra lateral para acesso rápido

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Junho de 2022 às 09h14

Link copiado!

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
Tudo sobre Facebook

O Facebook começou testes com ferramentas para facilitar o acesso e a organização dos seus grupos favoritos no Facebook. Uma barra lateral deve ser introduzida para ajudar a localizar o grupo desejado com mais rapidez, além de conter as atividades mais recentes — como publicações e chats.

O recurso vai permitir fixar os grupos favoritos para aparecer primeiro, descobrir outros similares ou até criar algum do seu interesse ali mesmo. Quem participa de um grupo sobre aulas da faculdade, por exemplo, poderá fixar as atualizações no topo da lista para saber quando um colega ou professor publicar algo.

Continua após a publicidade

A parte interessante é que tudo isso pode ser feito a partir dos três botões inferiores da barra: fixar, criar e descobrir. São atalhos bem úteis para facilitar o acesso de todos a funcionalidades já existentes do Facebook.

Segundo a vice-presidente de Comunidades do Facebook, Maria Smith, os desenvolvedores querem melhorar a organização de cada grupo para sempre exibir as novidades primeiro. "Dentro do seu grupo, você verá um novo menu que inclui eventos e uma variedade de canais para facilitar a conexão com outras pessoas sobre os tópicos de seu interesse", explicou.

Subgrupos dentro dos Grupos

Continua após a publicidade

Administradores poderão criar canais nos grupos para se conectar com pessoas específicas em ambientes menores e menos sujeitos ao crivo da maioria. A ideia é funcionar como um subgrupo dentro de algo maior, onde poderão ser compartilhados assuntos exclusivos ou focar os debates em temas direcionados.

Serão três tipos de canais possíveis:

  • Bate-papo da comunidade: deve funcionar como um grupo de WhatsApp. Pessoas poderão enviar mensagens, colaborar e trocar ideias sobre tópicos diversos em tempo real nos Grupos do Facebook e no Messenger;
  • Áudio da comunidade: a pegada é a mesma do anterior, mas você deve trocar as mensagens de texto pelas conversas por voz. Funciona como uma sala do Clubhouse ou Twitter Espaços, só que restrito a um grupo do Facebook;
  • Feed da comunidade: é o mais parecido com o que já se tem hoje, porque vai reunir publicações da linha do tempo, porém de modo mais focado em interesses específicos. Em um grupo de desenvolvedores de games, por exemplo, você pode criar um canal para tratar da programação, outro sobre o design e um terceiro sobre o enredo.

A barra de organização dos grupos já foi liberada para um pequeno grupo de usuários do Facebook, mas ainda não foi dito quando chegará para todos. Já a funcionalidade "Canais" só deve desembarcar nos próximos meses.