WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns iPhones antigos em 2025; veja quais
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •

O WhatsApp atualizou a página de suporte e informou que o app será compatível apenas com iPhones que usam o iOS 15.1 ou versão posterior a partir de maio de 2025. A medida representa o fim do acesso ao mensageiro para modelos muito antigos do celular da Apple, como é o caso do iPhone 6.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares antigos? Saiba como isso funciona
- O que é o círculo azul do WhatsApp? Veja como funciona e se dá para tirar
Quais iPhones vão perder suporte ao WhatsApp?
Atualmente, o app está disponível para modelos com iOS 12, lançado em 2018, ou versões posteriores. O salto para o iOS 15.1 faria o app parar de funcionar nos seguintes aparelhos:
- iPhone 5s;
- iPhone 6;
- iPhone 6 Plus.
Os iPhones mencionados são antigos, lançados há pelo menos dez anos, e também não recebem suporte oficial da Apple para mais atualizações recentes do sistema.
Os celulares lançados a partir de 2015 (iPhone 6s em diante) ainda serão compatíveis com o WhatsApp no ano que vem desde que mantenham o iOS 15.1 ou mais recente instalado.
Por que isso acontece?
Anualmente, o WhatsApp encerra o suporte a modelos antigos de celulares por diversos motivos: os aparelhos não são mais compatíveis com atualizações do sistema operacional e, portanto, podem ficar sem ajustes de segurança e não possuem recursos suficientes para receber as novas ferramentas lançadas pelo mensageiro, o que pode atrapalhar o desempenho do app.
A página de suporte do Zap informa que a empresa “analisa quais são os dispositivos e softwares mais antigos e com o menor número de usuários” para tomar a decisão. O objetivo, nesse caso, é de “oferecer suporte para dispositivos e sistemas operacionais mais novos” para manter o app com recursos mais recentes.
O que o usuário pode fazer?
Caso você possua um celular incompatível com o iOS 15.1 ou posterior, o ideal é trocar o aparelho por um modelo mais novo.
A medida não vale apenas para o WhatsApp: as atualizações do iOS corrigem bugs, trazem novos recursos e aplicam correções importantes de segurança. Usar uma versão muito antiga pode deixar o dispositivo vulnerável para ataques de cibercriminosos e limitar o acesso a apps, tudo isso sem o suporte da fabricante.
Por outro lado, quem possui um celular compatível com o iOS 15.1 e usa uma versão mais antiga precisa atualizá-la o quanto antes. Basta fazer o seguinte:
- Abra o app Ajustes;
- Entre em "Geral";
- Acesse a opção "Atualização de Software";
- Instale a atualização.
O WhatsApp envia notificações para usuários com aparelhos antigos para alertar o fim do suporte. No rival Android, o app é compatível com modelos que usam a versão 5.0 (lançada em 2014) ou posterior.
Não há alteração de suporte prevista para o Android até o momento.
Leia também:
- WhatsApp fica mais parecido com o Telegram e ganha efeito ao reagir com emoji
- WhatsApp agora destaca rascunhos de mensagens no app; entenda como funciona
- Por que o WhatsApp não é tão popular nos Estados Unidos?
VÍDEO: Meta IA no WhatsApp: PERIGOSO ou não?