Publicidade

WhatsApp testa recurso que permite preservar mensagens temporárias

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Abril de 2022 às 17h42

Link copiado!

Bilddatenbank/VisualHunt
Bilddatenbank/VisualHunt
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp testa um recurso que possibilita reverter o envio de mensagens temporárias no iPhone. Essa modalidade de conversa permite delimitar quanto tempo a mensagem de texto, vídeo, áudio ou imagem ficará disponível para um contato, ótimo quando você precisa compartilhar coisas com prazo ou que não devem ser recuperadas no médio e longo prazo. Com a nova função, seria possível mudar de ideia e manter o conteúdo permanentemente.

O problema do modelo atual é que essa definição não pode ser desfeita: se você enviou uma foto para sumir em 24 horas, ela ficará indisponível para o destinatário após esse tempo. No entanto, o experimento conduzido pelo WhatsApp traria um recurso para remover essa "data de validade", assim as mensagens não seriam mais excluídas automaticamente.

Continua após a publicidade

Segundo o WABetaInfo, que compartilhou os prints de tela da nova função, será necessário que todas as partes envolvidas concordem que a mensagem não deve ser excluída. Em chats individuais, você e o destinatário precisarão sinalizar o cancelamento das mensagens autodestrutivas. Em grupos, isso ficaria ainda mais complexo, pois os membros deveriam decidir se mantêm ativada a opção.

Se você se arrepender de ter mantido a mensagem, ainda existe a opção de deletar o conteúdo, como em uma mensagem normal. Neste caso, não será solicitado aos usuários a aprovação, porque o conteúdo deixou de ser temporário e se tornou definitivo — nesse caso, ela será imediatamente excluída e sumirá para todos.

Mensagens temporárias definitivas

O desaparecimento automático de mensagens é um recurso de privacidade que oferece mais proteção para certas conversas. A funcionalidade passou por um ajuste recente para corrigir uma grave falha de privacidade envolvendo fotos temporárias. Embora elas fossem deletadas do chat, essas imagens ainda ficavam armazenadas na galeria do telefone, o que tornava a ferramenta pouco útil para o envio de imagens.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que mesmo com esse sistema de autoexclusão de mensagens, isso não significa que a sua mensagem será totalmente apagada. Se alguém tirar um print de tela, por exemplo, não há nada que possa ser feito, por isso é recomendado tomar bastante cuidado com o compartilhamento de dados sensíveis.

Por se tratar de algo ainda em fase experimental, com acesso limitado dos usuários, é impossível saber quando chegará à versão estável do WhatsApp no iOS e no Android. O fato é que esse desembarque vai ajudar muito quem enviou uma mensagem temporária por engano e deseja reverter o processo sem precisar começar tudo do zero.

Fonte: WABetaInfo