Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Você vai poder escolher quais dados do WhatsApp serão salvos ou não nos backups

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Outubro de 2021 às 18h03

Link copiado!

Reprodução/ HR Asia
Reprodução/ HR Asia
Tudo sobre WhatsApp

Uma das principais novidades do WhatsApp recentemente foi a possibilidade de criptografar o backup das conversas no iOS, algo que oferece uma camada extra de proteção caso alguém acesse o seu iCloud indevidamente. Agora, a novidade chega ao beta para Android e o app deve contar com mais uma adição nesse sentido com a possibilidade de gerenciar o tamanho do backup.

A versão beta 2.21.21.7 possibilita incluir ou excluir arquivos específicos no seu próximo backup, como fotos, vídeos, áudios, documentos e outros tipos de mídia. O próprio app calculará quanto cada um vai ocupar de espaço, no intuito de ajudar o consumidor a decidir se quer ou não levar o volume de dados para a nuvem — as configurações de usuário e histórico do chat não poderão ser desativados.

Continua após a publicidade

Fim do armazenamento gratuito no Drive?

O site WABetaInfo, responsável pela revelação do recurso, fez uma observação bem interessante sobre essa adição: os backups do app de bate-papo não contam para a cota de armazenamento do Google Drive, após um acordo entre o WhatsApp e o Google. Isso pode significar que a parceria entre as companhias estaria por um fio, com uma redução para um plano limitado de 2 GB por usuário, o que obrigaria as pessoas a reduzirem a quantidade de dados para não perder todo o espaço.

É claro que isso não passa de especulação, mas é uma hipótese bastante forte que justificaria a medida por parte dos desenvolvedores do WhatsApp. Vale lembrar que o Google Fotos deixou de oferecer armazenamento ilimitado desde junho, algo que também impactou no backup de imagens e poderia ser um antecessor do que está por vir no Drive.

O recurso ainda está em fase de desenvolvimento e não há previsão de quando chegará aos testadores beta. O fato é que parece estar em fase bem avançada e pode desembarcar como uma opção definitiva para os backups criptografados no iOS e Android.

Continua após a publicidade

Fonte: WABetaInfo