Você vai poder escolher quais dados do WhatsApp serão salvos ou não nos backups

Você vai poder escolher quais dados do WhatsApp serão salvos ou não nos backups

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Outubro de 2021 às 18h03
Reprodução/ HR Asia

Uma das principais novidades do WhatsApp recentemente foi a possibilidade de criptografar o backup das conversas no iOS, algo que oferece uma camada extra de proteção caso alguém acesse o seu iCloud indevidamente. Agora, a novidade chega ao beta para Android e o app deve contar com mais uma adição nesse sentido com a possibilidade de gerenciar o tamanho do backup.

A versão beta 2.21.21.7 possibilita incluir ou excluir arquivos específicos no seu próximo backup, como fotos, vídeos, áudios, documentos e outros tipos de mídia. O próprio app calculará quanto cada um vai ocupar de espaço, no intuito de ajudar o consumidor a decidir se quer ou não levar o volume de dados para a nuvem — as configurações de usuário e histórico do chat não poderão ser desativados.

Será possível definir quais dados vão para o backup (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Fim do armazenamento gratuito no Drive?

O site WABetaInfo, responsável pela revelação do recurso, fez uma observação bem interessante sobre essa adição: os backups do app de bate-papo não contam para a cota de armazenamento do Google Drive, após um acordo entre o WhatsApp e o Google. Isso pode significar que a parceria entre as companhias estaria por um fio, com uma redução para um plano limitado de 2 GB por usuário, o que obrigaria as pessoas a reduzirem a quantidade de dados para não perder todo o espaço.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

É claro que isso não passa de especulação, mas é uma hipótese bastante forte que justificaria a medida por parte dos desenvolvedores do WhatsApp. Vale lembrar que o Google Fotos deixou de oferecer armazenamento ilimitado desde junho, algo que também impactou no backup de imagens e poderia ser um antecessor do que está por vir no Drive.

O recurso ainda está em fase de desenvolvimento e não há previsão de quando chegará aos testadores beta. O fato é que parece estar em fase bem avançada e pode desembarcar como uma opção definitiva para os backups criptografados no iOS e Android.

Fonte: WABetaInfo  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.