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WhatsApp recebe ultimato da Europa para explicar sua política de privacidade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Janeiro de 2022 às 13h14

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Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
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O WhatsApp recebeu um pedido da União Europeia (UE) para explicar as mudanças feitas em seus termos de serviço e políticas de privacidade e garantir que o app esteja em conformidade com a lei de proteção do consumidor do bloco. A empresa tem até fevereiro deste ano para cumprir a solicitação.

As novas regras têm causado insatisfação nos usuários pela falta de clareza. Segundo alguns membros da Organização Europeia do Consumidor (BEUC), o WhatsApp obrigava injustamente os usuários a aceitar as novas políticas de privacidade, que permitem o compartilhamento de alguns dados com o Facebook e outras empresas do grupo Meta.

A ação visa saber como os dados pessoais são utilizados pelo WhatsApp e se a plataforma compartilha as informações com outras empresas do grupo Meta e ainda se é possível rejeitar as novas condições de serviço.

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“O WhatsApp deve garantir que os usuários entendam com quais termos concordam e como usam seus dados pessoais, especialmente aqueles que são trocados com parceiros de negócios”, enfatizou o comissário europeu para Justiça e Estado de Direito, Didier Reynders.

"Estamos ansiosos para explicar à Comissão Europeia como protegemos a privacidade de nossos usuários em conformidade com nossas obrigações sob a lei da União Europeia", disse um porta-voz do WhatsApp.

Esta não é a primeira vez que a plataforma é investigada por desconsiderar as obrigações de transparência previstas na lei europeia. Em Setembro de 2021, o WhatsApp foi multado em 225 milhões de euros (mais de R$ 1,4 bilhões) pela Comissão de Proteção de Dados (DPC) da Irlanda por violar a legislação europeia ao não informar aos usuários quais informações pessoais seriam compartilhadas com a Meta.

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Fonte: Bloomberg