WhatsApp ganha chat de voz exclusivo para grupos grandes
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O WhatsApp disponibilizou um novo chat de voz para grupos que possuem entre 33 e 128 participantes. A opção, estilo Discord e Clubhouse e disponível no app para Android e iOS, abre uma chamada de áudio para todas as pessoas da conversa enquanto permite enviar mensagens ou acessar outros chats do mensageiro.
- WhatsApp Web Beta ganha novas opções para formatar texto
- Novo recurso do WhatsApp esconde seu endereço IP em ligações
Qual a diferença para o chat de voz convencional?
A principal mudança está na forma de notificar alguém sobre a ligação: por ser um recurso voltado para grupos muito grandes, o novo bate-papo por voz apenas envia uma notificação para os integrantes da conversa e não faz os celulares tocarem como em uma ligação tradicional.
Essa opção mais discreta evita que dezenas de pessoas recebam o alerta de um telefonema ao longo do dia e fiquem com notificações de chamadas perdidas. Grupos grandes possuem dinâmicas diferentes de conversas menores, então é provável que nem todas as pessoas queiram participar de uma ligação ou receber muitos avisos.
Além disso, a novidade não permite fazer ligações de vídeo — as videochamadas estão limitadas a grupos com até 32 participantes
Como criar um chat de voz em grupos grandes no WhatsApp
O novo bate-papo por voz pode ser ativado a partir de um ícone de ondas sonoras posicionado no canto superior direito nas versões para Android e iOS. O botão substitui os ícones para criar ligações em outras conversas menores.
Qualquer pessoa no grupo pode participar de um chat de voz desde que acesse o WhatsApp a partir do aparelho principal — o recurso desconsidera os perfis adicionais em outros dispositivos. A sala é encerrada após todas as pessoas saírem do espaço.
Siga estes passos para iniciar a chamada:
- Acesse o grupo;
- Toque no ícone de ondas sonoras;
- Selecione “Iniciar conversa por voz”;
- Aguarde a entrada de novos participantes;
- Pressione “X” para sair.
Os chats de voz podem fazer sucesso no Brasil — afinal, o país é o que mais manda áudios pelo WhatsApp no mundo, segundo o chefe do mensageiro.