SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

WhatsApp ganha chat de voz exclusivo para grupos grandes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Novembro de 2023 às 16h23

Link copiado!

Divulgação/WhatsApp
Divulgação/WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp disponibilizou um novo chat de voz para grupos que possuem entre 33 e 128 participantes. A opção, estilo Discord e Clubhouse e disponível no app para Android e iOS, abre uma chamada de áudio para todas as pessoas da conversa enquanto permite enviar mensagens ou acessar outros chats do mensageiro.

Qual a diferença para o chat de voz convencional?

A principal mudança está na forma de notificar alguém sobre a ligação: por ser um recurso voltado para grupos muito grandes, o novo bate-papo por voz apenas envia uma notificação para os integrantes da conversa e não faz os celulares tocarem como em uma ligação tradicional.

Continua após a publicidade

Essa opção mais discreta evita que dezenas de pessoas recebam o alerta de um telefonema ao longo do dia e fiquem com notificações de chamadas perdidas. Grupos grandes possuem dinâmicas diferentes de conversas menores, então é provável que nem todas as pessoas queiram participar de uma ligação ou receber muitos avisos.

Além disso, a novidade não permite fazer ligações de vídeo — as videochamadas estão limitadas a grupos com até 32 participantes

Como criar um chat de voz em grupos grandes no WhatsApp

O novo bate-papo por voz pode ser ativado a partir de um ícone de ondas sonoras posicionado no canto superior direito nas versões para Android e iOS. O botão substitui os ícones para criar ligações em outras conversas menores.

Continua após a publicidade

Qualquer pessoa no grupo pode participar de um chat de voz desde que acesse o WhatsApp a partir do aparelho principal — o recurso desconsidera os perfis adicionais em outros dispositivos. A sala é encerrada após todas as pessoas saírem do espaço.

Siga estes passos para iniciar a chamada:

  1. Acesse o grupo;
  2. Toque no ícone de ondas sonoras;
  3. Selecione “Iniciar conversa por voz”;
  4. Aguarde a entrada de novos participantes;
  5. Pressione “X” para sair.
Continua após a publicidade

Os chats de voz podem fazer sucesso no Brasil — afinal, o país é o que mais manda áudios pelo WhatsApp no mundo, segundo o chefe do mensageiro.