Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo recurso do WhatsApp esconde seu endereço IP em ligações

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Novembro de 2023 às 17h57

Link copiado!

Divulgação/WhatsApp
Divulgação/WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp disponibilizou um novo ajuste de privacidade no aplicativo: agora é possível esconder o seu endereço de IP durante todas as ligações. A mudança, disponível nas configurações do mensageiro, oferece uma camada a mais de proteção dos dados do usuário, mas pode diminuir a qualidade de áudio e vídeo nas chamadas.

Como isso funciona

Por padrão, o Zap usa um sistema de chamadas de pessoa a pessoa, também chamado de peer-to-peer, enquanto retransmite os dados da ligação entre os servidores do aplicativo até encontrar a opção com a melhor qualidade. No entanto, para que isso aconteça, os dispositivos usados precisam ter acesso ao endereço IP de cada pessoa participante, o que pode expor a localização do indivíduo.

Continua após a publicidade

O ajuste de privacidade permite ocultar o IP da sua rede e dificulta o rastreamento; em troca, reduz a qualidade das ligações porque são retransmitidas em servidores aleatórios.

O recurso é uma alternativa para quem precisa participar de muitas chamadas com pessoas desconhecidas no mensageiro e procura por uma solução para aumentar a privacidade. Quem conversa com poucos contatos no app e prefere manter uma qualidade mais alta de áudio e vídeo pode continuar com a opção padrão — o mensageiro, inclusive, deixa o ajuste de proteção desativado por padrão.

Como esconder o endereço de IP nas chamadas do WhatsApp

Siga estas etapas no aplicativo para Android e iOS (o ajuste não está disponível na versão web):

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Selecione o menu suspenso;
  3. Toque em configurações;
  4. Acesse “Privacidade”;
  5. Selecione a opção “Configurações avançadas”;
  6. Ative a opção “Proteger endereço IP nas chamadas”.

O mensageiro também possui uma configuração para silenciar ligações de números que não estão salvos na sua agenda — veja o passo a passo.