Publicidade

WhatsApp Beta libera solicitação de relatório sobre contas no desktop

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Maio de 2022 às 17h55

Link copiado!

Mockup: Graphberry
Mockup: Graphberry

O WhatsApp terá um novo recurso de solicitação de informações sobre a sua conta para quem usa o serviço nos desktops. O objetivo da função, liberada agora para quem usa a versão beta do app em compputadores, é entregar nas mãos do usuário dados sobre acesso e configurações do aplicativo.

Um print de tela tirado no WhatsApp beta para desktop mostra a tela com as diretrizes de funcionamento. O relatório tem informações para serem acessadas por importadas por outros softwares — embora não esteja explícito quais. Segundo a mensagem, o relatório não inclui mensagens ou qualquer tipo de conteúdo trocado nas conversas.

Continua após a publicidade

Entre os dados exibidos estão as configurações de privacidade, detalhes do seu dispositivo, lista de contatos e um pouco mais sobre a sua atividade. Após fazer o pedido, é necessário aguardar até 3 dias para receber o documento — e poucas semanas para fazer o download, porque depois ele será deletado.

Essa era uma funcionalidade em fase de desenvolvimento, mas que agora parece ter sido finalmente liberada para testadores. Se você é inscrito no programa beta do WhatsApp, pode checar se foi um dos contemplados ao acessar as Configurações do programa. Procure pela opção "Solicitar informações da conta" para ter acesso aos dados.

A opção já estava disponível nos celulares, mas agora começa a chegar também aos usuários do app nos computadores.

Privacidade e segurança no WhatsApp

Continua após a publicidade

O recurso foi introduzido em razão dos regulamentos da GDPR, a legislação de privacidade e segurança digital da Europa, mas também atende a critérios da LGPD, a versão brasileira do normativo. O relatório dá uma boa demonstração de quais pessoais dados são coletados, assim você consegue saber o quanto é rastreado pelo mensageiro mais popular do Brasil.

Nas últimas semanas, o aplicativo tem investido bastante esforço para entregar ferramentas de proteção à imagem do usuário. Uma delas seria a saída silenciosa dos grupos, para evitar piadinhas e questionamentos sobre quem saiu da conversa. O mensageiro também redesenhou a interface para possibilitar a troca do público-alvo das suas atualizações de status.

Fonte: WABetaInfo