Publicidade

WhatsApp começa a testar pagamentos em criptomoedas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Dezembro de 2021 às 09h51

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp iniciou teste para permitir o envio e recebimento de dinheiro por criptomoedas via WhatsApp Pay. O recurso está em fase experimental com um número limitado de pessoas nos Estados Unidos, mas será operado pela Novi, carteira digital da Meta (antigo Facebook Inc.) que foi lançada há cerca de seis semanas e oferece suporte à moeda Pax (USDP) — moeda estável atrelada ao dólar estadunidense.

Os pagamentos funcionam diretamente pelo chat e são tão simples de serem realizados quanto enviar um arquivo para alguém: basta selecionar o ícone do clipe de papel no Android ou de adição (+) no iOS para abrir o menu de ações e localizar a opção "Pagamentos". A notícia foi anunciada pelo chefe da Novi, Stephane Kasriel, e endossada pelo chefe do WhatsApp, Will Cathcart.

Continua após a publicidade

Segundo a Novi, não há taxas para envio nem recebimento, muito menos limite para a frequência ou quantias transferidas diariamente. A carteira promete também dispensar a cobrança de valores de manutenção ou saques para conta corrente do usuário, com transferência instantânea para o banco escolhido.

Embora a carteira digital da Meta estivesse originalmente disponível nos EUA e na Guatemala, o pagamento por criptos ainda é exclusivo dos norte-americanos. Por ser um mercado bem maior e com forte utilização de moedas digitais, o WhatsApp preferiu fazer o experimento na terra do Tio Sam antes de liberar para outras nações.

Os pagamentos são protegidos por camadas de segurança do app e ainda contam com a criptografia de ponta a ponta, que evita que outras pessoas tenham acesso a dados pessoais ou saibam das transferências feitas. Os desenvolvedores ainda não disseram se pretendem implantar suporte a outras criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, o que poderia impulsionar as trocas.

Continua após a publicidade

Novi e Diem

Vale lembrar que a Meta ainda tem interesse em lançar uma moeda digital própria, que antes se chamava Libra e agora virou Diem. A ideia era associar o projeto da moeda com a carteira para lançar ambos juntos, mas alguns percalços no caminho fizeram com que os planos mudassem. A Pax Dollars é fruto do trabalho de uma empresa chamada Paxos e deve ser trocada na Coinbase para uso na Novi.

Continua após a publicidade

Segundo o ex-chefe da Novi, David Marcus, a empresa aguarda aprovação regulatória para lançar a Diem. Enquanto isso, a gigante foi em busca de parceiros para já movimentar sua carteira até o lançamento oficial da moeda da Meta. Marcus, inclusive, classificou o piloto da Novi no WhatsApp como o "melhor presente de despedida da melhor equipe de todos os tempos".

Aqui no Brasil, o WhatsApp colocou o recurso de pagamento ainda mais visível, entre o clipe e o ícone da câmera e com o símbolo do Real (R$) em destaque. Por aqui, as transferências são feitas em moeda fiduciária comum via cartão de crédito: é só cadastrar um número válido para enviar os pagamentos. O WhatsApp não solicita dados adicionais de identificação do usuário e afirma não haver compartilhamento das informações registradas, que ficam guardadas no celular da pessoa e não na nuvem.

Fonte: Stephane Kasriel, Will Cathcart