Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook afirma que sua carteira digital Novi está pronta para chegar ao mercado

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Agosto de 2021 às 22h40

Link copiado!

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
Tudo sobre Facebook

Em uma publicação feita no Medium, David Marcus, diretor do setor de criptomoedas do Facebook, afirmou que a carteira digital Novi já está pronta para chegar ao mercado — mas pode passar por algumas mudanças no processo. Em uma longa defesa aos sistemas de pagamentos virtuais e sua capacidade de mudar o mundo, ele afirma que somente barreiras regulatórias estão impedindo a estreia do sistema.

Segundo Marcus, o principal problema envolve a stablecoin (moedas digitais amparadas por ativos mais estáveis) Diem, conhecida anteriormente como Libra. Embora tenha sido desenvolvida de forma a manter a estabilidade de seu valor e evitar volatilidade, ela tem sofrido resistência entre órgãos de regulação financeira, o que pode forçar o Facebook a abandoná-la totalmente.

“Me deixe ser claro, se oferecêssemos somente moedas fiduciárias no Novi, isso traria muito valor às pessoas”, afirma marcus. “Então por que não simplesmente fazer isso e finalizar as coisas? Bom, nós podemos fazer isso”, continuou. No entanto, ele afirma que a rede social continua a defender o Diem porque acredita em um “protocolo aberto, interoperável para dinheiro na internet” capaz de mudar o mercado para pessoas e negócios ao redor do mundo.

Continua após a publicidade

Estrutura de pagamentos está quebrada

Marcus defende que carteiras digitais como o Novi são necessárias porque o sistema de pagamentos online atualmente está “quebrado” e é preciso mudar a maneira como o dinheiro se movimenta pela internet. “Os sistemas que temos atualmente são custosos, lentos e não são interconectados. Ainda há aproximadamente 1,7 bilhão de pessoas que não têm serviços bancários ao redor do mundo, e muitos mais têm pouco acesso”, afirma.

O executivo, que já comandou o sistema de pagamentos PayPal no passado, afirma que a COVID-19 ajudou a acelerar os pagamentos online e reforçou a necessidade de mudanças para que ninguém fique para trás. No entanto, ele afirma que governos ao redor do mundo continuam colocando barreiras para a adoção de novas tecnologias, o que faz com que países como a China estejam ganhando a dianteira das possibilidades que se abrem.

Continua após a publicidade

Marcus afirma que o Novi seria uma opção ideal para esse cenário, oferecendo pagamentos gratuitos de pessoa a pessoa em qualquer do mundo. Ele também afirma que o sistema deve baratear custos para empresas, ao mesmo tempo em que ampliaria o lucro de serviços comerciais que teriam acesso a uma base de clientes significativa.

Ele também afirma que a adoção da nova carteira permitiria uma maior diversificação de serviços financeiros, que seriam criados em parceria com nomes respeitados e bem regulamentados. Apesar de demonstrar entusiasmo com a ideia, o executivo não deu mais detalhes sobre quando ela pode fazer sua estreia oficial.

“A mudança está muito atrasada. Ela vai acontecer de uma forma ou outra. O Novi está pronto para chegar ao mercado. Está regulado, e estamos confiantes em nossa capacidade operacional de superar os altos padrões de compliance que serão exigidos de nós”, escreveu Marcus. O sistema de pagamentos adotou esse nome em dezembro de 2020, após sua identidade anterior — Calibra — sofrer uma série de críticas resultante de sua ligação com a rede social.

Fonte: David Marcus (Medium), Finextra