Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Waze ganha recurso para ajudar donos de carros elétricos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Março de 2023 às 10h07

Link copiado!

Sean D/Unsplash. Montagem: Canaltech
Sean D/Unsplash. Montagem: Canaltech
Tudo sobre Waze

O Waze acaba de liberar uma atualização que ajudará donos de veículos elétricos a encontrar locais de carregamento nas proximidades. O recurso permitirá localizar eletroposts corretos conforme o tipo do carro ou o plug de tomada usado.

A vantagem do sistema é que a pessoa verá apenas os pontos de carregamento correspondentes ao seu veículo, evitando dar viagem perdida. O serviço foi inteiramente mapeado pela comunidade de editores de mapas do aplicativo e deve atender aos locais de recarga de todo o Brasil.

Além da localização em si, a ferramenta vai exigir informações precisas e detalhes sobre o local de carregamento. Há locais em estacionamentos públicos e privados, alguns inacessíveis para pessoas de fora, portanto é preciso que o motorista saiba disso para não se surpreender.

Continua após a publicidade

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram um crescimento de 41% na venda de carros elétricos em 2022, quando comparado com o ano anterior. A frota nacional de veículos eletrificados ainda é baixa — aproximadamente 126 mil —, mas segue em ritmo de expansão anualmente.

Segundo a Country Manager do Waze no Brasil, Heloisa Pinho, existe demanda pelo serviço agora ofertado pelo aplicativo graças à ascensão dos elétricos. Ela explica que as informações sobre estações de carregamento muitas vezes são desatualizadas ou não confiáveis, um fator dificultador da vida dos motoristas.

"Na Waze, nosso objetivo é desenvolver funcionalidades para que aqueles que dirigem veículos elétricos tenham a melhor experiência possível conosco”, conclui Heloisa Pinho.

Continua após a publicidade

Como acessar o recurso de carregamento de carros elétricos?

Para começar a usar o mapeamento de pontos de recarga de veículos é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  1. Atualizar o aplicativo na Play Store (Android) ou App Store (iOS);
  2. Tocar na opção "Meu Waze";
  3. Escolher o menu "Configurações";
  4. Tocar em "Detalhes do veículo";
  5. Selecionar o tipo do veículo e marcar a opção "Elétrico".

Pronto, agora você verá locais onde pode deixar seu carro recarregando a bateria enquanto trabalha, estuda ou se diverte. Como de costume, o usuário que encontrar algum problema poderá enviar o feedback ao aplicativo para aplicar a correção, como a desativação de um posto de carga ou um endereço incompleto.

Continua após a publicidade

Em fevereiro, o Waze trouxe a voz da "rainha" Ivete Sangalo para alegrar os foliões durante o Carnaval. Em dezembro do ano passado, o serviço finalmente ganhou um aplicativo dedicado para veículos, sem precisar de um celular pareado para funcionar. O serviço de geolocalização foi disponibilizado nos modelos da Renault Austral Hybrid e Megane E-Tech, ambos modelos elétricos/híbridos, vendidos na Europa.