Waze ganha modo retrô que leva você para dirigir nas décadas de 70, 80 ou 90

Waze ganha modo retrô que leva você para dirigir nas décadas de 70, 80 ou 90

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Abril de 2022 às 16h36
Reprodução/Waze

O Waze anunciou o lançamento do "modo Retrô", uma opção que adiciona elementos visuais dos anos de 1970, 1980 e 1990 ao aplicativo. A novidade é uma opção temporária que muda quase tudo no app: cores, sons e estilos.

O usuário deve escolher o humor do dia, ou seja, a figurinha do mascote do Waze que será exibida no mapa, o ícone do seu carro (visível apenas para você) e o tipo de instruções por voz. O interessante é a possibilidade de escolher entre uma das três décadas, conforme a sua preferência.

Volte à sua década preferida com a navegação do Waze (Imagem: Captura de tela/Alveni Lisboa/Canaltech)

Na parte do humor, há expressões bem do passado, como "bacana", supimpa e "prafrentex". Essa mesma premissa se repete nos carros — Kombi vintage, esportivo retrô ou "SUV4EVA" — e nas instruções por voz — "DJ anos 70", "Aeróbica trainer anos 80" ou "Diva pop anos 90". Cada país onde o Waze está presente teve essas interações cuidadosamente selecionadas para fazer sentido, afinal cada década foi diferente mundo afora.

Navegação personalizada do Waze

Você pode experimentar essa novidade no menu "Meu Waze", no canto inferior esquerdo do aplicativo, e procurar pela opção "Dirija com os anos 80". Conforme a combinação escolhida, a navegação será alterada para incorporar expressões da época selecionada.

É só clicar na bolinha vermelha e seguir o passo a passo do Waze (Imagem: Captura de tela/Alveni Lisboa/Canaltech)

Embora as mudanças não afetem as funcionalidades do aplicativo, trata-se de uma adição interessante para permitir uma experiência diferenciada. Essa não é a primeira vez que o app investe neste tipo de brincadeira: em outubro do ano passado, em parceria com a plataforma de meditação Headspace, o software de navegação trouxe dicas de relaxamento e concentração para melhorar o humor no trânsito das cidades.

Fonte: Waze  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.