Publicidade

Visual do WearOS vai ficar mais coerente graças a novas diretrizes

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

O Google estabeleceu um novo padrão para a interface de aplicativos destinados ao Wear OS. As exigências buscam uniformizar o comportamento dos programas preparados para os smartwatches, tornando a experiência de uso mais conveniente, previsível e, por consequência, com mais qualidade.

As novas políticas para apps do Wear OS determinam cerca de 30 padrões para aplicativos, entre eles, mudanças de interface, interações e design. A companhia chega a ser minuciosa a ponto de recomendar a adoção de planos de fundo na cor preta.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar de limitar o potencial criativo de desenvolvedores, a criação de padrões favorece o usuário do Wear OS e, por consequência, o Google. Uma experiência mais padronizada proporciona maior qualidade de vida para o consumidor, que passa a lidar com aplicativos de forma semelhante e, na visão da gigante, mais conveniente.

“Essas atualizações de qualidade abrangem experiência visual, funcionalidade, desempenho e listagens do Google Play”, explicou o Google. Eles são projetados para ajudá-lo a fornecer uma experiência consistente, intuitiva e agradável para os usuários do Wear OS”, complementou.

Ao tomar mais rédeas do desenvolvimento de aplicativos, o Google incrementa o sistema operacional e acirra da disputa com o watchOS da Apple. Os aplicativos preparados para o Apple Watch são minuciosamente preparados para equipar o hardware da Maçã, garantindo uma interface mais polida e refinada.

Quais as exigências para apps do Wear OS?

Os novos padrões de qualidade de apps para Wear OS incluem:

  • Plano de fundo preto em todos os aplicativos;
  • Melhor visibilidade para atividades em andamento (mostrar indicadores de atividade na watch face, exibir referências para a atividade no bloco e mais);
  • Exibição das horas no topo da tela principal do aplicativo e em qualquer atividade do app.

Padrões para o bem da experiência

Continua após a publicidade

“Com uma consideração cuidadosa do design do aplicativo, comportamento funcional ideal e experiências do Google Play, nosso objetivo é melhorar a qualidade do app e a descoberta de bons aplicativos em todo o ecossistema do Wear OS”, concluiu a companhia.

Além das recomendações, todos os aplicativos para Wear OS deverão atender o Android 11 (API de nível 30) ou superior. Todos os apps que não atenderem a essa exigência não poderão mais ser descobertos na Play Store por dispositivos modernos.

As novas exigências do Google começarão a valer a partir de 31 de agosto de 2023, então desenvolvedores têm alguns meses para atender aos padrões. Até lá, as regras anteriores continuarão valendo.