Veja como trocar a fonte e formatar as letras no Whatsapp

Por Redação
photo_camera Divulgação

O mensageiro mais usado no mundo recebeu uma atualização que permite alterar a fonte do texto. O novo recurso do Whatsapp está disponível tanto para smartphones Android quanto para iOS (iPhone) e pode ser usado também na versão para PCs.

A função é semelhante às formatações de texto com negrito, itálico e riscado, bastando apenas escrever as mensagens com um sinal antes e depois delas. A nova fonte se chama FixedSys e possui um espaço maior entre os caracteres, facilitando a leitura.

É possível também usar combinações de formatação ao mesmo tempo, usando os códigos. Aprenda a seguir como alterar a fonte das suas mensagens no seu Whatsapp.

O procedimento é muito simples. Para usar a nova fonte, basta colocar três sinais de acento grave (```) antes da frase e três depois. Ainda no campo de digitação é possível visualizar a mudança. Depois disso é só enviar. Mesmo se o destinatário da mensagem não possuir a versão mais recente do aplicativo instalada, ele vai conseguir ver. O teclado do Android tem um botão para esse tipo de acento. Já no iPhone, é necessário pressionar o botão de aspas simples para que ele apareça. A alteração na letra também acontece se você adicionar emojis na frase.

A nova fonte do Whatsapp é muito utilizada por programadores e profissionais de TI (Tecnologia da Informação) quando vão escrever programas de computador, por serem monoespaçadas, ou seja, por terem todas as letras da mesma largura. Essa técnica ajuda a evitar erros, já que os caracteres não se misturam durante a leitura e o espaço entre eles é maior.

Porém, esse tipo de fonte não é ideal para textos grandes, já que ela cansa os olhos. A fonte FixedSys pode ser usada no Whatsapp para dar destaque a alguma informação do texto, por exemplo. Ou também para melhorar a leitura de trechos curtos.Ela também pode ser usada por uma questão estética, já que a nova fonte remete às fontes das antigas máquinas de escrever.

Mas existem outras formas de ressaltar algum trecho da mensagem ou usar formatações diferentes no texto, como escrever em negrito, itálico ou riscado. Veja como:

Negrito: para escrever mensagens em negrito, use o caractere "*" (asterisco) antes e depois da palavra ou frase.

Itálico: para escrever mensagens em itálico, use o "_" (underline) antes e no fim da frase ou palavra que você deseja aplicar a formatação.

Riscado: para escrever mensagens ou palavras riscadas, adicione o acento "~" (til) no início e no fim da palavra ou frase que você quer riscar.

uber

Pronto! Agora você já sabe como mudar a fonte e formatar as suas mensagens no Whatsapp e assim poderá melhorar a sua comunicação usando o aplicativo.