Menus do Chrome para Android testam novo visual baseado na Material You

Menus do Chrome para Android testam novo visual baseado na Material You

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Agosto de 2021 às 11h11
Divulgação/Deepanker Verma/Pixabay

Mais ajustes visuais baseados na Material You aparecem no Google Chrome para Android em versão de testes. O padrão de design está presente em novos elementos do navegador, acompanhando as mudanças que também foram implementadas na versão para desktop.

Dessa vez, a atualização não está relacionada a cores dinâmicas; em vez disso, são pequenas adições que uniformizam o navegador à linguagem de design anunciada no Google I/O 2021. A página de Favoritos e o balão de download (aquele que aparece quando um arquivo é baixado) foram os elementos renovados.

Nova página de Favoritos deixa pastas e links em tamanho maior e mais fáceis de selecionar com o toque; versão atual à esquerda, versão de testes à direita (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

A seção de Favoritos agora tem os arquivos e links em tamanho maior, com ícones exibidos em um quadrado com cantos arredondados. Já os downloads deixaram de aparecer na parte de baixo da tela para tomar forma de um balão flutuante que surge próximo da barra de endereço. Com isso, a página de Favoritos privilegia a acessibilidade com os botões maiores, ao mesmo tempo em que exige mais gestos se muitos endereços estiverem salvos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Aviso de download agora aparece na parte superior da tela, o que não é ideal para quem tem mãos pequenas e celular grande; versão atual à esquerda, versão de testes à direita (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

O balão de downloads, porém, cria um inconveniente: os links para abrir o download posicionados na parte de cima da tela dificultam o acesso ao arquivo em celulares com tela grande utilizados com uma mão só. Normalmente, a região do topo da tela não é tão acessível quanto a parte de baixo, que está ao alcance do polegar.

Felizmente, a mudança não é definitiva, já que foi encontrada na Chrome Canary, versão de testes mais primária do navegador. O Google pode tanto modificar a novidade para melhorar a acessibilidade quanto desistir totalmente de implementá-la.

Funções podem ser encontradas no menu chrome://flags (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

Além disso, nem existe previsão para o lançamento dessas funções. Hoje, o Chrome Canary está na versão 95, enquanto o canal estável está na 92 — então há, pelo menos, duas compilações entre uma distribuição e outra, tempo suficiente para muitas alterações.

Para conferir as novas interfaces para os Favoritos e os Downloads, é necessário ativar recursos experimentais do menu chrome://flags. A nova mensagem de download pode está contida na função #download-progress-message, enquanto a nova página de Favoritos é a #bookmarks-refresh — copie e cole os nomes na barra de pesquisa para encontrá-las rapidamente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.