Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Drive para Windows ganha integração com Fotos e suporte a várias contas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Julho de 2021 às 17h45

Link copiado!

Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Google

Em janeiro, a Gigante das Pesquisas anunciou que reformularia sua estratégia para o app Google Drive para computador. A versão empresarial do programa era chamada Drive File Stream, mas a renovação atualizou seu nome para simplesmente Google Drive — que casa bem melhor com sua finalidade. Agora, essa plataforma absorve o antigo app dedicado a usuários domésticos, o Backup e Sincronização, e se transforma em uma solução mais interessante para um disco virtual acessível pelo PC.

O aplicativo tem as mesmas funções de antes, incluindo a integração com o Windows, que tem a cara e o comportamento do OneDrive, da Microsoft. Para quem não o conhece, "Backup e Sincronização" cria uma partição virtual no computador que permite visualizar, baixar, adicionar e gerenciar os arquivos da nuvem do Google direto do Explorador de Arquivos nativo.

Continua após a publicidade

A novidade da vez, porém, está nos recursos contidos na versão 49. Atualizar o programa garante uma integração mais íntima com o armazenamento local, já que o usuário pode escolher arquivos, fotos ou vídeos de outras partições para fazer upload na nuvem. O app também permitirá copiar pastas do PC para o Drive e vice-versa, assim, o conteúdo existe em mais de um lugar e você não depende da internet para acessá-lo no computador.

Além disso, a versão 49 dá fim às chatas trocas de logins constantes no Drive. A compilação permite que o utilizador sincronize o disco virtual com até quatro contas Google diferentes. No pacote anterior, era necessário logar/deslogar sempre que você quisesse acessar os arquivos de outra nuvem.

Na mesma leva, chega também ao Drive para computador o backup do Google Fotos. A adição dá ao programa capacidade de levar mídias para a nuvem assim como faz no celular — inclusive, com as duas opções de formatos: alta qualidade ou resolução nativa. Ambas ocupam espaço no armazenamento virtual, visto que o Google deu fim ao backup ilimitado.

Continua após a publicidade

Dá para baixar, mas não está 100%

A transição dos aplicativos está acontecendo de forma gradativa. No anúncio original, a companhia deixou claro que apresentaria a ferramenta quando ela estivesse pronta para abrigar os usuários do “Backup e Sincronização”. Até agora, ela não comentou nada sobre o assunto, então dá para imaginar que ainda não seja a hora ideal de migrar.

O Canaltech foi verificar a ferramenta e, em um primeiro momento, a partição virtual parece funcionar bem. Vale notar que a atualização está sendo encaminhada gradativamente para os usuários. Qualquer conta Google pode usar o aplicativo para computador, seja ela corporativa ou gratuita. Para experimentá-lo, basta baixar o programa (disponível para Windows e Mac) e usar suas credenciais para fazer o login.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google