Atualização do Google Drive mudará links de arquivos já compartilhados; entenda

Atualização do Google Drive mudará links de arquivos já compartilhados; entenda

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Junho de 2021 às 17h16
Reprodução/Google

O Google anunciou nesta quarta-feira (23) uma atualização para reforçar a segurança do Drive, no intuito de tornar o compartilhamento de arquivos mais seguro. Segundo a empresa, isso é parte de um movimento amplo de ajustes focados em produtividade que afetará também o YouTube a partir de 13 de setembro de 2021. Essa novidade é aplicável a todos os clientes do Google Workspace, bem como os do G Suite Basic, Business e perfis pessoais.

A iniciativa trará uma nova chave de segurança para troca de arquivos compartilhados. Essa novidade deve gerar mudanças nos links usados para acesso a documentos com acesso liberado a outras pessoas. Assim que a atualização for aplicada, quem ainda não visualizou o documento, mesmo que tenha sido autorizado, precisará usar a nova URL atualizada.

 Nos próximos meses, usuários poderão começar a receber e-mails como esse para avisar sobre a mudança nos links (Imagem: Divulgação/Google)

Essa mudança deve trazer alterações nos links já usados para envio de arquivos, o que vai exigir essa nova solicitação de acesso para usuários. Quem tinha permissão para visualizar ou modificar determinada pasta, foto ou vídeo — e já o fez antes — continuará acessando normalmente.

Usuários do Drive com contas pessoas podem escolher por não implementar essa atualização de segurança até o dia 13 de setembro de 2021, coisa que o Google obviamente é contra. A companhia recomenda a desativação apenas para quem tem arquivos compartilhados publicamente com muitas pessoas ou em locais de acesso irrestrito, como sites ou redes sociais.

Será possível decidir se a atualização será aplicada ou não (Imagem: Reprodução/Google)

A expectativa é que todos os proprietários desse tipo de conta sejam avisados por e-mail até o final de julho. O serviço deve listar automaticamente os arquivos que sofrerão essa “atualização de segurança” e seus novos links para facilitar a vida das pessoas.

Nos perfis empresariais, a adoção ficará a critério dos administradores do Google Workspace — eles devem tomar uma decisão até o dia 23 de julho. Se permitirem o update de segurança, os usuários da organização afetados serão notificados até três dias depois da decisão e antes do prazo final de migração, em setembro.

Você pretende aplicar a atualização de segurança ou vai manter o formato atual para evitar problemas? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo ou nas nossas redes sociais.

Fonte: Google Workspace

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.