Publicidade

Uso do YouTube para ver podcasts pela TV quase dobrou em um ano, diz empresa

Por  | 

Compartilhe:
Zulfugar Karimov/Pexels
Zulfugar Karimov/Pexels

O YouTube vem se consolidando como uma das principais plataformas para podcasts, especialmente assistidos em televisores. Segundo dados da empresa, o tempo de exibição nesse formato quase dobrou em um ano, evidenciando a transformação nos hábitos de consumo e o fortalecimento do vídeo como meio preferencial do público.

O YouTube anunciou no X, em publicação na quarta-feira (18), que já conta com 1 bilhão de espectadores mensais de podcasts. Em outubro de 2025, o público consumiu mais de 700 milhões de horas pela TV, frente às 400 milhões do mesmo mês em 2024.

A empresa atribui o crescimento ao investimento em recursos de recomendação e à experiência otimizada para televisores.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Podcasts no Youtube substituem “late-night shows” nos EUA

Segundo a Bloomberg, o aumento do consumo pela TV ocorre em paralelo à queda de audiência dos canais tradicionais, abrindo espaço para novos formatos de entretenimento em vídeo, como os podcasts que, hoje, estão substituindo o lugar dos “late-night shows”.

Em entrevista à Bloomberg, Steve McLendon, chefe de produto para podcasts no YouTube, afirmou que a sala de estar se tornou um dos principais vetores de crescimento da plataforma. “A sala de estar continua sendo um ponto extremamente forte em termos de consumo. Sabíamos que o vídeo seria grande para o podcasting, mas o tamanho desse crescimento ainda nos surpreende”, disse.

O executivo também comparou o papel atual dos podcasts ao da programação noturna da TV aberta. “Com o podcasting no YouTube e a descoberta via televisão, não há limite para potenciais ‘late-night shows’”, afirmou à Bloomberg.

A tendência reforça o posicionamento do YouTube como protagonista no streaming em TVs. Dados da Nielsen indicam que a plataforma já responde por 13% de todo o consumo de vídeo em televisores nos EUA, superando serviços individuais, como a Netflix.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Alerta para usuários do YouTube Premium!