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Uber vai exigir RG de quem paga em dinheiro e gravar áudios das corridas

Por| 03 de Setembro de 2020 às 12h56

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Charles Deluvio/Unsplash
Charles Deluvio/Unsplash
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A Uber anunciou nesta quinta-feira (3), durante o evento Uber Destino 2020, uma série de ferramentas e iniciativas para garantir a segurança de usuários e motoristas/entregadores parceiros do Uber e do Uber Eats. As novas versões dos recursos U-Áudio e U-Ajuda, lançados em novembro do ano passado, também estarão disponíveis no aplicativo a partir das próximas semanas.

Gravação de áudio durante a viagem

Apresentado no Brasil em fevereiro deste ano em cinco cidades, o U-Áudio estará disponível para todos os usuários e motoristas parceiros de todo o Brasil nas próximas semanas. A ferramenta permite que sejam gravados áudios durante as viagens que podem ser usados para reportar à Uber qualquer ação desconfortável durante a corrida, tanto por parte do passageiro quanto do motorista.

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Quando a viagem se encerra ou por meio do histórico de viagens, ambos os envolvidos terão a opção de enviar o arquivo sonoro junto de um relato do incidente à Uber para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Segundo a empresa, o áudio permanece criptografado e armazenado diretamente no celular de quem fez a gravação e a equipe de segurança da Uber só terá acesso ao item caso ele seja anexado como parte do relato.

Além da possibilidade de ajudar a Uber em casos internos, o arquivo poderá ser usado para ajudar em investigações ou ser compartilhado com as autoridades, sempre de acordo com o devido processo legal, garante a companhia.

Checagem de documentos

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Outra ferramenta anunciada com a promessa de dar mais segurança aos motoristas é a checagem de identidade para quem paga corridas em dinheiro vivo. Ao solicitar uma viagem usando esse tipo de pagamento, o app solicitará que o usuário envie uma foto do documento para verificação de identidade de acordo com o cadastro realizado anteriormente pelo usuário.

Vale lembrar que a Uber já possui um sistema rigoroso de checagem de documentos para motoristas com o intuito de dar mais segurança aos clientes e agora a mesma iniciativa é adotada para proteger quem guia pela plataforma. O recurso estará disponível em algumas cidades do Brasil a partir das próximas semanas, garante a empresa.

U-Ajuda 2.0

Também anunciada em novembro do ano passado e disponível no Brasil desde janeiro deste ano, a ferramenta U-Ajuda chegou à segunda geração e agora consegue identificar quando uma viagem é finalizada antes do destino indicado no aplicativo. Caso isso seja detectado, a plataforma perguntará tanto ao motorista quanto ao usuário se está tudo bem e disponibilizará opções como solicitar outra viagem ou ligar para as autoridades.

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Checagem de máscaras para usuários

A Uber também reforçou durante o evento que passará a verificar o uso de máscaras por parte dos passageiros. A função foi anunciada nesta última terça-feira (3) no Canadá e nos EUA e deve chegar à América Latina nos próximos meses.

Obrigatória para os motoristas desde maio deste ano, o uso da máscara será solicitado por meio de uma selfie para comprovar o uso da máscara. Tal verificação também pode ocorrer por solicitação de um motorista do aplicativo.

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Auxílio a mulheres vítimas de violência doméstica

Lançada no final de abril no Brasil, a ferramenta que auxilia mulheres vítimas de violência doméstica por meio do WhatsApp será estendida para mais cidades até o final deste ano. Em apenas quatro meses, a ferramenta já ajudou mais de 3.300 mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica, conta a Uber.

A ferramenta é uma parceria da empresa com o Instituto Avon e a agência de publicidade americana Wieden+Kennedy e consiste em uma assistente virtual dentro do WhatsApp que pode ser acionada pelo número (11) 94494-2415 por mulheres que estiverem se sentindo ameaçadas em casa.

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Caso seja necessário buscar algum hospital, unidade de saúde, delegacia ou centro de atendimento que presta serviço de assistência social, psicológica e jurídica às mulheres em situação de violência, a vítima receberá um código promocional para solicitar uma viagem gratuita no aplicativo da Uber.

Novidades para o Uber Eats

Além do aplicativo de viagens, a empresa também anunciou novidades para o Uber Eats. A partir das próximas semanas, restaurantes parceiros da plataforma terão à disposição uma espécie de aviso de transparência sobre as práticas de segurança e higiene que são tomadas pelos estabelecimentos.

Já em relação aos entregadores parceiros, o Uber Eats disponibilizará, em setembro, um material educativo com foco na prevenção de acidentes. Segundo a Uber, o material é fruto de parcerias com instituições especializadas em segurança viária e tem como objetivo dar mais informações aos entregadores para evitar acidentes.