Uber ou 99: saiba qual oferece mais vantagens para você

Por André Lourenti Magalhães | 28 de Agosto de 2020 às 19h40
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre

Uber

Saiba tudo sobre Uber

Ver mais

Uber e 99 disputam constantemente o protagonismo entre os apps de transporte no Brasil. Somando a disponibilidade de motoristas, alta demanda em grandes cidades e valores mais baixos do que outros serviços de transporte particular, esses serviços tornaram-se comuns para muitos brasileiros.

Os dois aplicativos possuem um funcionamento parecido para os pedidos de viagens: o usuário determina local de partida e chegada, a plataforma procura por um motorista cadastrado nas redondezas e o pagamento pode ser feito virtualmente ou em dinheiro. Mesmo assim, existem diferenças entre as vantagens exclusivas por cada um. Para saber mais sobre os recursos e benefícios oferecidos, confira o comparativo!

Uber ou 99: categorias e recursos disponíveis

Tela principal do app da 99 (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Os dois aplicativos oferecem categorias diferentes de corridas, com opções que variam entre as mais econômicas até outras que oferecem maior espaço interno e outros benefícios aos passageiros. Na Uber, são disponibilizados os serviços UberX, Uber Comfort, Uber Black, UBer Taxi, UberVip e UberTransit. A 99 segue uma padronização similar, com as categorias 99 Pop, 99 Comfort e 99 Taxi. Nos dois casos, existe a integração com serviços de táxi.

Ao solicitar uma viagem, as opções oferecidas são parecidas. Usuários podem inserir paradas durante o trajeto e dividir o valor de uma corrida com outras pessoas. Quando um motorista atende a um pedido de corrida, os apps informam o nome da pessoa, modelo do veículo e placa. O preço é gerado automaticamente pelos sistemas das plataformas, e os valores variam conforme a cidade, a demanda de motoristas e a distância.

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, as duas empresas também disponibilizaram serviços de entrega de objetos com os motoristas cadastrados: Uber Flash e 99 Entrega. Basta solicitar uma viagem pelo app, colocar o item no carro e aguardar a conclusão do trajeto.

Uber ou 99: funções exclusivas

Uber permite compras em mercados (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A Uber permite usar o próprio app para outras duas importantes funções de entregas: pedidos de comida em restaurantes e compras em mercado. Integrado ao Uber Eats, permite que usuários concentrem essas diferentes funções no mesmo aplicativo, usando-o como referência para qualquer necessidade de transporte. A função de entrega em mercado, entretanto, ainda está limitado a algumas metrópoles do Brasil.

Em agosto desse ano, a empresa lançou o Uber Pass, serviço de assinatura mensal para seus serviços. Cobrando uma mensalidade de R$ 24,90, a assinatura oferece 10% de desconto em viagens com UberX, descontos mensais no Uber Eats, entrega grátis em pedidos de comida e mercado a partir de determinado valor e suporte prioritário.

A 99, por sua vez, possui um sistema de entrega de comida chamado 99Food. No entanto, a cobertura do serviço ainda é limitada a algumas cidades e não há uma integração com o app principal. O recurso exclusivo que mais chama a atenção é o 99Pay, uma espécie de carteira virtual. Seu saldo pode ser recarregado através de cartão de crédito ou boleto, e a carteira é usada para pagar viagens no app, contas ou recarregar o celular, oferecendo descontos em corridas e cashback.

Uber ou 99: disponibilidade

Os dois apps continuam em grande expansão pelo país. Porém, nesse caso, a 99 leva vantagem. Enquanto a Uber atende em mais de 500 municípios brasileiros, a 99 tem uma cobertura que abrange mais de mil cidades em todo o país. Por conta da integração com serviços de táxi, a empresa consegue um atendimento maior no território brasileiro.

Uber ou 99: formas de pagamento

99Pay é carteira virtual do app de viagens (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Nessa categoria, novamente os apps oferecem opções similares. Para realizar o pagamento diretamente pelo celular, as duas empresas permitem o cadastro de cartão de crédito ou débito, PayPal ou uso de saldo presente na plataforma. A 99 utiliza a carteira virtual do 99Pay, enquanto a Uber fornece o Uber Cash, que pode ser recarregado por cartões pré-pago.

Presencialmente, o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartões de crédito e débito pela 99. Pela Uber, o pagamento presencial é feito apenas em dinheiro.

Os dois aplicativos também possuem serviços exclusivos para empresas, permitindo um controle maior de viagens e reembolsos e criando vouchers para funcionários. Além disso, as viagens podem ser separadas entre pessoais e profissionais.

Uber ou 99: medidas de segurança

Aplicativos permitem o cadastro de contatos para compartilhamento de viagens (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A segurança para passageiros e motoristas é um ponto importante nos dois apps, e existem funções internas que auxiliam no processo. Para tornar-se motorista nas plataformas, é necessário manter documentos como a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizados. Passageiros podem compartilhar as rotas e incluírem contatos de confiança para casos de emergência.

As duas empresas utilizam métodos parecidos para segurança, como reconhecimento facial para motoristas, seguro contra acidentes, botão de emergência e atendimento 24 horas. A 99 oferece aos motoristas a possibilidade de instalar uma câmera da empresa para registro de ocorrências. A Uber, por sua vez, dispõe de sistema de avaliações, possibilidade de gravar o áudio de uma viagem e recurso para inserir um código ou PIN para a confirmação e início de uma corrida.

Qual o seu app favorito? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: 99 (1, 2, 3), Uber (12, 3)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.