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Uber vai exibir destino da corrida para motoristas antes da viagem

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Abril de 2022 às 15h50

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Divulgação/Uber
Divulgação/Uber
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O Uber começará a exibir para os motoristas cadastrados o endereço do destino e o valor total da corrida antes do aceite da viagem. A mudança foi anunciada pela empresa na última terça-feira (5) e já está disponível para todos.

Antes, eles só viam uma estimativa do percurso até o ponto de encontro do usuário. Agora, será exibido a quantia em reais que o motorista receberá se aceitar a corrida, o que inclui o adicional de preço dinâmico, caso o recurso esteja ativo.

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O novo recurso será liberado para todas as capitais do país e deve dar mais opções para condutores. A maior mudança é o cálculo de ganhos do motorista, porque deixará de ser fixo e será submetido a mais variáveis. O app considerava apenas o tempo e a distância em cada corrida, mas analisará também o trajeto até o passageiro, a hora da solicitação e o perfil da viagem.

Essa ferramenta estava em fase de testes desde 2020 em algumas cidades brasileiras, mas restrita a um grupo de motoristas. O detalhamento de viagem era ainda mais restrito, porém fundamental para trazer o feedback desejado.

Melhoria para motoristas

Segundo a empresa, a medida deve diminuir as desistências e cancelamentos no app, pois o condutor saberá na hora se vale a pena pegar aquele passageiro. Conseguir uma corrida está cada vez mais difícil — não somente no Uber, mas também no 99 — em razão da alta no preço dos combustíveis, pois a tarifa não acompanha a variação.

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Por outro lado, é possível que pessoas que morem afastados dos grandes centros tenham dificuldade em conseguir corridas, afinal não haverá a garantia de pegar outro passageiro na volta. Corre-se o risco de o serviço de transporte ficar restrito apenas a moradores de regiões muito movimentadas — que tradicionalmente tem outros tipos de transporte público disponíveis.

Em setembro do ano passado, a Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp) reclamou que o Uber excluía motoristas que cancelam excessivamente as viagens. Mais de 15 mil condutores em todo o país teriam sido excluídos por suspender viagens após o aceite.

Nas redes sociais, é comum ver reclamações de quem leva uma ou até duas horas para conseguir corridas, inclusive na modalidade mais cara (Uber Black). Resta saber se a medida vai, de fato, reduzir a quantidade de corridas canceladas.

Fonte: Uber