Publicidade

Uber Pet | Como pedir, regras e cidades no Brasil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Janeiro de 2024 às 16h26

Link copiado!

Reprodução/charlesdeluvio/Unsplash
Reprodução/charlesdeluvio/Unsplash
Tudo sobre Uber

A modalidade do Uber para levar animais de estimação retornou ao Brasil. Com o Uber Pet, você tem como pedir corridas para transportar cães e gatos em algumas cidades do Brasil, como São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Como pedir um Uber Pet

Para usar o Uber Pet, é preciso estar em uma cidade com cobertura do serviço — veja lista logo abaixo. Além disso, a modalidade não pode ser contratada de maneira imediata: o serviço só está disponível para agendamentos com, no mínimo, 30 minutos de antecedência pelo Uber Reserve.

Continua após a publicidade

Saiba como pedir uma corrida Uber Pet:

  1. Abra o app do Uber;
  2. Toque em “Reserve”;
  3. Continue em “Reservar uma viagem”;
  4. Indique o local de partida e o destino;
  5. Escolha o dia e horário de partida da viagem;
  6. Selecione a opção “Uber Pet”;
  7. Finalize o pedido em “Reservar Uber Pet”.

Após a confirmação, você poderá conferir as reservas dentro da aba “Atividade” no app e até cancelar uma viagem agendada.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O Uber Pet está disponível em quais cidades?

O Uber Pet estava disponível em Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) até 31 de janeiro de 2024, sem previsão de expansão para outras cidades brasileiras.

Quais são as regras do Uber Pet?

O Uber Pet oferece aos passageiros a possibilidade de fazer uma viagem com seus animais de estimação. Todavia, a modalidade permite um cão ou gato por vez, com a obrigatoriedade da presença do tutor em toda a extensão da corrida.

Continua após a publicidade

Contudo, não existe uma restrição muito clara para esse limite de animais de estimação. Na central de ajuda, a companhia sugere ao motorista combinar com o passageiro “caso o usuário possua mais de um” pet.

A Uber encoraja o uso de bolsas, caixas de viagem, coleiras e focinheiras para garantir mais segurança na corrida. Outra sugestão é o uso de toalhas ou cobertores para proteger os assentos do veículo.

Ainda segundo a empresa, a taxa de limpeza não será aplicada aos usuários em questões relacionadas a “pequenas quantidades de pelos de animais de estimação, odor de animais ou desgaste típico”. Todavia, o valor poderá ser aplicado em casos de incidentes, como urina, fezes, vômito e excesso de pelos.

Os motoristas podem desativar as viagens Uber Pet?

Continua após a publicidade

Os motoristas parceiros podem desativar a oferta de corridas Uber Pet nas preferências do app Uber Driver. Ao realizar esse procedimento, o aplicativo deixa de oferecer as viagens agendadas para levar os animais de estimação acompanhados pelo tutor.

A modalidade também traz alguns diferenciais para os parceiros que possibilitam ganhos maiores: segundo a Uber, as taxas do Uber Pet são até 40% mais altas do que uma viagem feita com UberX.

Cabe ressaltar que a nova categoria não altera a política de cão-guia – ou seja, os usuários não precisam escolher o Uber Pet ao solicitar uma viagem. A Uber ainda informa na central de ajuda que os motoristas são obrigados por lei a aceitar corridas de passageiros acompanhados por cães-guia.