Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uber lança ferramenta para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Por| 28 de Abril de 2020 às 21h15

Link copiado!

Reprodução/Uber
Reprodução/Uber
Tudo sobre Uber

A Uber anunciou nesta terça-feira (28), em parceria com o Instituto Avon e a agência de publicidade americana Wieden+Kennedy, a criação de uma assistente virtual para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica durante o período da COVID-19. A iniciativa faz parte de uma série de medidas adotadas pela Uber para em mais de 16 países com o intuito de prestar ajudar às vítimas de violência doméstica.

A ferramenta pode ser acionada por WhatsApp pelo número (11) 94494-2415, por mulheres que estiverem se sentindo ameaçadas em casa. Graças a uma interface popular, a assistente virtual pode colher algumas informações sobre a situação para identificar o grau de risco que a vítima corre, disponibilizando o suporte apropriado logo em seguida.

Continua após a publicidade

Em comunicado à imprensa, a Uber afirma que, caso seja necessário buscar algum hospital, unidade de saúde, delegacia ou um centro de atendimento que presta serviço de assistência social, psicológica e jurídica às mulheres em situação de violência, a vítima receberá um código promocional para solicitar uma viagem gratuita no aplicativo da Uber.

“Por meio desse projeto, conseguimos ajudar a quem precisa unindo tecnologia e mobilidade”, comenta a diretora-geral da Uber para o Brasil, Claudia Woods. A identidade visual da iniciativa ficou responsável pela Wieden+Kennedy, cuja ideia é simular uma pessoa em sua rede de amigos, para não chamar atenção.

No Brasil, a ação é uma com o Instituto Avon e integra o Programa Você Não Está Sozinha, criado para oferecer apoio às mulheres vítimas de violência doméstica no contexto da pandemia. “As mulheres que estão em situação de violência precisam de recursos rápidos para buscar ajuda e orientação, incluindo transporte, em casos mais urgentes que demandam o deslocamento da vítima e de sua família”, disse Daniela Grelin, diretora-executiva do Instituto Avon.

O inimigo também está em casa

Continua após a publicidade

Como principal medida para barrar o avanço do novo coronavírus, o distanciamento social imposto em diversas partes do mundo fez com que outro inimigo se destacasse: a violência doméstica. Segundo relatório divulgado pela ONU Mulheres, as medidas restritivas causaram uma disparada de casos de violência doméstica contra a mulher, principalmente em países da América Latina.

Somente no primeiro final de semana de quarentena no Chile, houve um aumento de 70% no número de denúncias contra abusos domésticos. Já em São Paulo, epicentro da COVID-19 no Brasil, um estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública constatou que houve um aumento de 45% nos casos de violência contra mulheres no mesmo período em relação ao ano anterior.

O aplicativo Uber está disponível para smartphones Android e iOS.

Fonte: Uber