Como ser um motorista do 99?

Se você tem um carro e está desempregado ou precisa fazer uma grana extra, que tal se tornar um motorista parceiro 99POP? A companhia de transporte de passageiros possibilita que motoristas particulares dirijam pelo aplicativo e recebam dinheiro por cada corrida realizada.

Para garantir a segurança e a qualidade do serviço, a 99 exige o cumprimento de alguns requisitos básicos, como carro com 4 portas e ar condicionado. Quer saber como se tornar um motorista e começar a trabalhar pela empresa? Confira o passo a passo:

Passo 1: Faça o seu cadastro de motorista no aplicativo (Android ou iOS) da 99 ou presencialmente em uma das unidades de atendimento da companhia. No aplicativo, você poderá escolher a sua categoria: 99POP (carros e motoristas particulares), 99TÁXI (para táxi comum) ou 99TOP (para táxi de luxo). Nesse primeiro passo também será necessário preencher informações pessoais, como nome completo, CPF, gênero e cidade.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Também será necessário informar os dados do veículo, incluindo placa, número do Renavam e o número da carteira de motorista (que deve conter a observação "Exerce Atividade Remunerada - EAR"). Caso você ainda não possua a autorização, basta fazer a solicitação pelo Detran ou Poupatempo. Vale lembrar que para trabalhar para a 99 é exigida CNH permanente, não sendo aceita a Permissão Para Dirigir (PPD).

Passo 2: Ainda durante o preenchimento do cadastro, o candidato a motorista deverá enviar um comprovante de residência para a 99. Os dados da moradia do motorista servem para o envio do cartão99, por onde são feitos os pagamentos das viagens.

(Imagem: Reprodução/99)

Passo 3: Depois de ter preenchido todo o cadastro corretamente, a documentação irá para análise. O processo pode levar até cinco dias úteis e a resposta de aprovação ou reprovação será enviada através de mensagem pelo próprio aplicativo.

Passo 4: Para os motoristas das cidades de Salvador, Fortaleza e Recife é obrigatório realizar a vistoria de todos os carros na unidade local de atendimento presencial (Casa99) até uma semana após o envio dos documentos.

Pronto! Caso seja aprovado, o motorista poderá começar a trabalhar imediatamente, mesmo antes de ter recebido o Cartão99. Nesses casos, os valores das corridas ficarão acumulados e poderão ser retirados quando o cartão chegar - o que pode levar até 12 dias úteis depois da aprovação do cadastro. Quando estiver com o cartão em mãos, os pagamentos serão feitos pela 99 diariamente, uma vantagem interessante para quem está precisando urgente de dinheiro.

Lembre-se de que, para receber corridas, será necessário ter um smartphone compatível com o aplicativo (Android versão 4.0.3 ou superior). Além disso, você precisa saber que não há carga de trabalho exigida, o que significa que você poderá escolher seus próprios horários, mas que os valores ganhos irão variar de acordo com as corridas finalizadas. Ainda sobre o assunto, vale destacar que o motorista paga um percentual por cada corrida do 99POP, que varia de 16,99% a 19,99% de acordo com a cidade. 

E aí, já está pronto para começar a trabalhar? Já é um motorista 99POP? Conte para a gente a sua experiência nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.