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TikTok lança plataforma de distribuição de músicas para artistas e gravadoras

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2022 às 09h23

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Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
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O TikTok anunciou o lançamento de sua própria plataforma de marketing e distribuição de músicas chamada SoundOn. A ideia é permitir que artistas enviem suas músicas diretamente para o TikTok e para o serviço de streaming musical da ByteDance, o Resso. A plataforma deve oferecer integração com outros apps de streaming, como Apple Music, Spotify, Pandora, Deezer e Joox (da Tencent).

A distribuição dos sons será gratuita e não haverá aplicação de nenhuma taxa de transação neste momento. O SoundOn pagará 100% dos royalties aos artistas por tempo ilimitado nas plataformas de propriedade da ByteDance — TikTok, Resso (Brasil, Indonésia e Índia) e CapCut.

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Para as concorrentes de streaming global, o pagamento será de 100% no primeiro ano do artista no SoundOn, mas cairá para 90% no segundo ano e assim sucessivamente. Não está claro se esse percentual chegará a zero algum dia ou se gigante chinesa pretende estabelece um valor mínimo de corte.

Para efeito de comparação, o concorrente direto DistroKid cobra de artistas e gravadoras por assinatura, como forma de manter 100% dos ganhos. Já o TuneCore aplica taxas pela distribuição de cada música ou álbum, embora também destine a arredação cheia das receitas para o músico.

Suporte técnico e ajuda para novatos

Ao submeter uma produção musical para o SoundOn, os artistas manterão os seus direitos e royalties regulares. Essa pode ser uma estratégia para difundir o trabalho, graças ao gigantesco público em potencial que poderia ouvi-lo, sem precisar gastar rios de dinheiro.

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Além da mecânica de distribuição, o serviço oferece ferramentas promocionais e suporte técnico, o que inclui insights, dicas para desenvolvimento da relação com o público e acesso à guia de músicas do TikTok. Essa última é aquela página exibida quando alguém acessa informações sobre uma faixa específica, que permite ver quais vídeos a utilizaram.

Outra possibilidade é uma área dedicada à compra de publicidade direcionada para marketing digital no TikTok. Isso pode ajudar no impulsionamento de um conteúdo estratégico para fazer determinada canção estourar. Quem não quiser pagar pode contar apenas com o aspecto viral da rede social de vídeos curtos, que pode tornar um artista novo ou emergente famoso da noite para o dia.

Lançamento parcial do SoundOn

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A plataforma SoundOn estava em fase de testes desde outubro de 2021, mas agora está totalmente disponível no Brasil, Estados Unidos, Indonésia e Reino Unido. Não há dados sobre quantos artistas e criadores já usam o serviço desde o período experimental, mas é provável que esse número comece a crescer a partir de agora.

O TikTok é mais que uma mera rede social e já exerce forte influência na indústria musical. Várias das faixas populares por lá acabam no topo das paradas da Billboard. Aqui no Brasil, há músicos e banda que saíram do anonimato graças ao sucesso nos vídeos.

Fonte: TechCrunch