TikTok copia Snapchat e vai permitir inclusão de miniapps nas publicações

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Junho de 2021 às 15h34
Divulgação/TikTok

O TikTok anunciou o lançamento de um novo recurso que permitirá inserir pequenos aplicativos, chamados de Jumps, no conteúdo dos seus vídeos. A ideia é gerar mais imersão no conteúdo e oferecer novas possibilidades de uso criativo da plataforma.

Essa adição deve trazer coisas bem bacanas para o aplicativo e certas categorias poderão se beneficiar mais dessa interatividade. Nos vídeos de culinária, por exemplo, será possível colocar um link para o miniapp de receitas Whisk, que permitirá listar todos os ingredientes de uma receita. Já em vídeos de práticas como ioga, será possível colocar um orientador de respiração, facilitando a busca pelo relaxamento.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Jump possibilitará o uso de pequenos apps para aprimorar a experiência nos vídeos (Imagem: Divulgação/TikTok)

Todo vídeo com um Jump integrado contará com um pequeno botão clicável na parte inferior da interface, cujo conteúdo abrirá em uma nova tela dentro do próprio app. Na hora de adicionar os efeitos de edição das fotos e vídeos, a opção aparecerá e o criador poderá pesquisar quais mini apps são relevantes para aquele conteúdo.

As aplicações são criadas usando a linguagem HTML5, o que deve tornar o processo de criação bem mais simples e acessível para a maioria dos interessados. Qualquer pessoa com conhecimento em desenvolvimento de sites modernos será capaz de programar utilitários para a plataforma social.

Ao clicar no botão, a pessoa será direcionada para os miniaplicativos dentro do próprio TikTok (Imagem: Divulgação/TikTok)

Durante a fase de criação dessa novidade, o TikTok selecionou um pequeno time de empresas para desenvolver os Jumps, dentre as quais destaca-se a já mencionada Whisk, a Tabelog, StatMuse e a Wikipedia. BuzzFeed, Jumprope e IRL também terão seus Jumps liberados no sistema em breve, assim como outros desenvolvedores interessados, que poderão oferecer suas próprias experiências de modo criativo — a equipe da rede social deve analisar antes a pertinência do pedido e o conceito proposto.

O desempenho dos Jumps serão monitorados constantemente pelo TikTok para ver se darão o resultado esperado — não foi mencionado se algum pode ser retirado do ar, caso não atinja uma popularidade mínima.

Por enquanto, os testes com esses miniaplicativos estão restritos a um pequeno grupo de influenciadores digitais, mas a ideia é levar os Jumps para todos em breve. Aparentemente, não há nenhum perfil de influenciador brasileiro com acesso a esse recurso.

Embora seja algo novo no TikTok, os miniaplicativos não são uma criação da rede social chinesa. O Snapchat já tem uma experiência semelhante em um recurso chamado Minis, cuja função permite compartilhar e usar pequenos jogos ou apps com seus amigos. O rival do TikTok também tem a capacidade de instalar aplicativos com apenas um toque nos links, sem precisar ser direcionado para fora do serviço.

O que achou dessa novidade? Quais utilidades você acredita haver para o Jumps no TikTok? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: TikTok

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.