Publicidade

TikTok quer evitar que menores de 18 anos vejam lives inapropriadas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Julho de 2022 às 12h27

Link copiado!

Reprodução/Tenable
Reprodução/Tenable
Tudo sobre TikTok

O TikTok começou a testar uma configuração para restringir acesso a transmissões ao vivo voltadas para maiores de 18 anos. Um pequeno grupo de streamers foi selecionado para receber a novidade em caráter experimental, segundo apurou o site TechCrunch.

Um print de tela mostra a nova opção na área de ajustes do aplicativo do TikTok. Você precisará alternar o botão "mature themes" para impedir a visualização de lives dedicadas a adultos por adolescentes. Quando ativada, a opção barra o acesso de perfis configurados como pertencentes a menores de 18 anos, o que é fundamental para impedir que jovens entrem em conversas inapropriadas.

Continua após a publicidade

Se um menor de idade tentar acessar um conteúdo restrito, verá uma mensagem: "apenas espectadores com 18 anos ou mais podem ver esta LIVE". Não há como contornar esse aviso e o algoritmo da plataforma evitará exibir esse tipo de vídeo para os mais jovens.

Vale lembrar que essa opção não dispensa a obrigatoriedade de seguir das diretrizes da comunidade do TikTok. Isso significa ser proibido fazer lives com nudez, atividade sexual e violência de qualquer tipo. Por outro lado, será possível tratar sobre temas mais adultos como sexualidade, autoajuda, economia, política e similares.

Tiktok e o conteúdo direcionado para adolescentes

A configuração chega como uma resposta do TikTok a uma necessidade de ajuste de conteúdos apropriados para os adolescentes. A rede social tem criado soluções nos últimos dois anos para afinar seu algorítimo de recomendação, bem como fornecer ferramentas de proteção aos mais jovens. Hoje, algumas lives já exibem o alerta de conteúdo sensível, mas isto não impede que a pessoa assista à transmissão.

Continua após a publicidade

“Ouvimos diretamente de nossos criadores que às vezes eles desejam alcançar apenas um público mais velho específico. Então, por exemplo, talvez eles estejam criando uma comédia com humor adulto ou oferecendo dicas chatas sobre o local de trabalho que são relevantes apenas para adultos. Ou talvez eles estejam falando sobre experiências de vida muito difíceis”, explicou a chefe de Política de Assuntos do TikTok nos EUA, Tracy Elizabeth.

Elizabeth descartou o uso de classificação indicativa ou rótulos nos vídeos, solução que permitiria visualização rápida da natureza apropriada, mas garantiu a adoção de um mecanismo mais eficaz. O TikTok deve apostar na categorização feita pelo próprio sistema, que se apoiará na boa-fé dos criadores em marcar seu conteúdo como inapropriado para menores de 18 anos.

Trata-se de uma preocupação legítima, afinal o público que fez a rede social chinesa alcançar o patamar atual foram os mais jovens. Hoje, é relativamente comum as pessoas se deparem com lives enquanto navegam por vídeos curtos. Por isso, muitos jovens podem cair de paraquedas em temas maduros sob os quais eles não estão emocionalmente preparados para consumir.

Continua após a publicidade

Não há informações sobre quando o recurso será expandido para outros streamers do TikTok. É provável que o experimento leve ainda algumas semanas e só venha à público após o feedback dos testadores.

Fonte: TechCrunch