Telegram ultrapassa TikTok e WhatsApp como app mais baixado em janeiro de 2021

Telegram ultrapassa TikTok e WhatsApp como app mais baixado em janeiro de 2021

Por Felipe Junqueira | 05 de Fevereiro de 2021 às 20h40
Dimitri Karastelev/Unsplash

O Telegram foi o aplicativo mais baixado nas duas lojas oficiais de Android e iOS durante o mês de janeiro, ultrapassando TikTok e WhatsApp, que há meses alternam a liderança. A rede social de vídeos curtos ficou na segunda posição, enquanto o mensageiro do Facebook caiu para o quinto lugar.

Os dados foram divulgados pela SensorTower, uma das empresas que analisa as tendências de apps e jogos na Play Store e App Store. De acordo com o relatório, que considera apenas aplicativos que não sejam games, o Telegram somou mais de 63 milhões de instalações durante o mês de janeiro de 2021, ou 3,8 vezes mais do que o próprio mensageiro em janeiro de 2020. Índia, com 24% do total, e Indonésia, com 10%, foram os países com maior número de usuários do app.

Na segunda colocação, o TikTok chegou a cerca de 62 milhões de instalações, sendo que a versão chinesa, Douyin, ficou com 17% dos downloads, enquanto os usuários dos Estados Unidos foram responsáveis por 10% do total. Signal, Facebook e WhatsApp completam o Top 5, sendo que o mensageiro apresentou boa redução nas instalações por conta das polêmicas envolvendo as mudanças nos termos de privacidade.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Listas dos apps mais baixados na soma das duas lojas (E), App Store (C), e Play Store (D) (Imagem: Divulgação/SensorTower)

No top 10 ainda aparecem o Instagram, ZOOM, MX TakaTak, Snapchat e Messenger. Nas listas separadas por lojas, o TikTok liderou na App Store, com o YouTube logo em seguida e o ZOOM em terceiro. Já na Play Store, o pódio ficou com Telegram, Signal e TikTok, nessa ordem.

O app da plataforma de vídeos do Google não aparece na lista da Play Store porque já vem pré-instalado em praticamente todos os celulares Android.

Fonte: SensorTower

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.