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5 passos para montar um aplicativo sem saber programar

Por| 04 de Fevereiro de 2021 às 10h00

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James Yarema/Unsplash
James Yarema/Unsplash

*Por Alysson Nazareth

Muito difundidas fora do Brasil e cada vez mais interessantes para fundos de investimentos, as plataformas no-code se baseiam na utilização de peças preexistentes que, combinadas via drag and drop (nomenclatura utilizada nas interfaces gráficas de computadores para a ação de clicar em um objeto virtual e "arrastá-lo" a uma posição diferente ou sobre um outro objeto virtual), permitem que aplicações sejam criadas sem a utilização de linhas de código.

Neste sentido, com o devido treinamento, e utilizando-se das IDEs (interfaces de desenvolvimento) e workflows, é possível simplificar a transformação digital das empresas, além de possibilitar que pessoas sem conhecimento específico em programação criem suas próprias soluções tecnológicas.

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Dentro deste universo há mais de 10 anos, Alysson Nazareth, CEO da Nick Builder, startup que traz ao mercado brasileiro uma biblioteca de soluções no-code, apresenta os caminhos para a criação de um aplicativo para e-commerce, sem a utilização de códigos, ensinando quais são os cinco passos para montar um aplicativo sem saber programação — apenas utilizando peças e componentes da plataforma no-code.

O exemplo é de um app de e-commerce, cujo objetivo é viabilizar que pequenos varejos comercializem seus produtos online em um e-commerce simples. No exemplo, o tempo médio gasto na configuração é de 8 semanas, e exemplos de peças necessáriassão: peça de carrinho de compras; de frete; de acompanhamento de pedidos; de grades de produto; peças de integração com WhatsApp e de cadastro de cliente.

Passo 1: mapear a jornada da aplicação 

É preciso entender quais são as funcionalidades macro e quais delas são as mais importantes. Por exemplo, no caso do e-commerce, algumas funcionalidades como cadastrar cliente, cadastrar produtos, definir preço, acompanhar rating de produtos e clientes são algumas das mais importantes.

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Em uma versão simplificada, colocaremos as funções mais básicas, como: incluir compras no carrinho; cálculo do preço do frete; fechamento da compra e acompanhamento do envio do produto.

Passo 2: construir as interfaces

Neste momento se constroem as telas do sistema, a partir dos modelos e estruturas disponíveis na plataforma. Isso pode ser feito em qualquer máquina, porque tudo é montado na web. O único requisito é possuir acesso à Internet e utilizar navegadores compatíveis com a solução utilizada, como a da Nick Builder.

No caso da Nick Builder, toda a infraestrutura necessária para suportar o app é transparente; ou seja, quem configura a sua solução não precisa se preocupar com servidor, banco de dados e escalonar a solução. Esse gerenciamento é realizado de forma automática.

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Passo 3: criar o flow das interfaces

Aqui definimos as regras de negócio. Ou seja, qual será o fluxo das informações e decisões na aplicação.

Por exemplo, nesta etapa definimos quais as formas de pagamento e parcelamentos disponíveis; que tipos de produtos podem ser cadastrados e quais os campos e informações para os cadastros de clientes.

Passo 4: colocar o MVP em produção

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Publicar o MVP (mínimo produto viável). Neste momento faz-se o lançamento da versão inicial do aplicativo para teste junto à persona alvo.

Passo 5: fast feedback loop

Aqui entram ciclos de melhoria contínua, que permitem que as outras funcionalidades mapeadas no primeiro passo possam ser implementadas, pouco a pouco, em função das avaliações e sugestões dos beta testers.

*Alysson Nazareth é CEO da Nick Builder