Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telegram pode ganhar novo recurso de segurança que linka um e-mail à sua conta

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Setembro de 2022 às 14h45

Link copiado!

Montagem: Canaltech
Montagem: Canaltech
Tudo sobre Telegram

O Telegram desenvolve um recurso para permitir a vinculação da sua conta a um número de identificação enviado por e-mail. O objetivo é oferecer mais uma maneira de o usuário proteger seu acesso com o auxílio da autenticação de dois fatores.

Um print de tela compartilhado pelo desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi, que usou técnicas de engenharia reversa no app, dá uma ideia de como o recurso deve funcionar. O aplicativo de mensagens passaria a exigir o ID sempre que alguém fizer login em um dispositivo novo.

Continua após a publicidade

A captura mostra a opção de adicionar um endereço de correio eletrônico para proteger sua conta como um método opcional. Quem possui conta no Gmail, poderá fazer o login diretamente com a Conta do Google graças a uma API de integração.

O segundo print mostra a localização do recurso: na tela de configurações de privacidade e segurança do Telegram. O toque no local fará com que uma mensagem de aviso apareça na tela para explicar sobre a necessidade de digitação do código recebido no e-mail.

Quem já tiver um endereço cadastrado poderá alterá-lo a qualquer tempo, desde que tenha acesso às duas contas — o e-mail antigo e o novo, que receberá a vinculação. Se alguém não autorizado tentar fazer essa troca, você será notificado e ainda poderá barrá-la, a não ser que o criminoso tenha acesso também à sua caixa de entrada do e-mail.

Continua após a publicidade

Telegram em busca do reforço de segurança

Até o momento, tudo não passa de um experimento, logo é impossível saber se o Telegram pretende implementar esse recurso nem quando o fará. Embora zele pela privacidade do usuário, os mecanismos de segurança nunca foram o ponto forte das pessoas. É relativamente comum ver grupos lotados de robôs e comércio de contas roubadas, devido às brechas do app.

O popular aplicativo de conversas já tem um recurso de verificação em duas etapas com uma senha adicional. Mesmo assim, esse método antigo não é considerado tão seguro por a credencial ser estática e predefinida, logo se alguém descobrir, você pode dar adeus a sua conta.

Em agosto, o Telegram ganhou mais emojis animados e uma solução para os usuários que detestam receber mensagens de voz inesperadas. A pessoa agora pode definir quem pode enviar os áudios: ninguém, todos, apenas seus contatos ou somente os "escolhidos a dedo".