Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp vs Telegram | Qual app tem a melhor transcrição de áudio?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Setembro de 2022 às 10h56

Link copiado!

Reprodução/Jonas Leupe (modificada)
Reprodução/Jonas Leupe (modificada)

Nem todo mundo gosta de receber mensagens de voz enquanto conversa no WhatsApp ou no Telegram. O suporte para áudios acelerados até amenizaram o problema, porém, às vezes, a função não é o suficiente para aliviar o incômodo de lidar com colegas falantes demais. A solução ideal, portanto, seriam as ferramentas que transformam áudios em texto e, felizmente, ela existe nos principais mensageiros — mas de diferentes formas.

Para WhatsApp, foi lançado recentemente o ViraTexto, um chatbot da empresa Take Blip capaz de transcrever mensagens de áudios enviadas para ele. No Telegram, além da ferramenta nativa incluída para assinantes Telegram Premium, existem bots que podem ser contactados por mensagem direta ou incluídos em grupos de amigos para transcrição instantânea do papo em voz.

A utilização de ambas as contas automatizadas é gratuita e não requer muitos passos para serem iniciadas. Contudo, quais as diferenças entre as ferramentas de cada app?

Continua após a publicidade

ViraTexto no WhatsApp

Mais novo no segmento, o ViraTexto atende as necessidades básicas na transcrição de áudio, mas de uma forma não muito prática. Em testes do Canaltech, o robô da Take Blip manda bem na identificação de palavras em português, mas peca ao pontuar orações, mesmo quando a frase tem claro tom de questionamento.

Ainda assim, ele é útil para “quebrar um galho” na hora de tornar áudios mais fáceis de consumir. O suporte para áudios de até 4 minutos poupará bastante tempo do usuário e pode ser importantíssimo na hora de garantir acessibilidade para portadores de deficiência auditiva.

Continua após a publicidade

Acesso ao ViraTexto

Uma característica importante do ViraTexto, porém, é o seu método de utilização. Para transcrever mensagens com o chatbot, o utilizador precisa enviar a mídia num chat individual para o número (31) 97228-0540 e deve concordar com os termos de uso e privacidade da plataforma.

A transcrição leva alguns segundos para ser concluída, mas não é lá tão demorada. Durante todo o tempo, o bot sinaliza que trabalha na adaptação do conteúdo para texto, então dá para saber se você será atendido ou se o robô não viu sua solicitação.

Transcrição de áudio no Telegram

Continua após a publicidade

As soluções de transcrição de áudio no Telegram são variadas e cada uma delas atua de uma maneira diferente. Esse artigo busca comparar os chatbots gratuitos incluídos nas plataformas, então a ferramenta nativa não será colocada na disputa.

O Canaltech escolheu experimentar o Transcriber Bot, uma solução de terceiros financiada por doações. O chatbot suporta mais de 20 idiomas, incluindo português brasileiro, e a interação inicial acontece inteiramente em inglês, mas o papo pode ser colocado no idioma desejado logo em seguida.

Em eficiência, o Transcriber Bot é superior ao ViraTexto — ao menos em português. O bot é melhor na pontuação de frases e identificação de expressões, identificando perguntas com boa precisão, principalmente se estiverem posicionadas no final das mensagens.

Continua após a publicidade

Mais prático no Telegram

O Transcriber Bot também é mais prático que o ViraTexto: o robô de transcrição pode atuar em conversas em grupo, traduzindo todos os comentários feitos por voz enviados naquele chat. Além disso, assim como a solução da Take Blip, dá para encaminhar mídias para o bot em uma conversa direta.

Quanto à velocidade, o Transcriber Bot também é mais rápido que a ferramenta para WhatsApp — tanto no primeiro uso quanto na transcrição de áudios. A adaptação do texto leva pouquíssimos segundos e o primeiro acesso ao bot é bem rápido.

Continua após a publicidade

Privacidade

A comparação entre as ferramentas ao falar sobre privacidade é mais complicada: enquanto o ViraTexto é mais claro nos Termos de Uso e solicita permissão para começar a transcrever mensagens, seu código é um segredo da Take Blip; o Transcriber Bot, por outro lado, é uma solução de código aberto, exposto para análise no GitHub, mas em momento algum o robô menciona questões legais.

Por ser uma ferramenta nacional, o ViraTexto é cuidadoso até ao mencionar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ao ser questionado sobre privacidade. “A segurança dos dados é uma prioridade no funcionamento da Plataforma Blip e com o ViraTexto não seria diferente. Levamos a sério o cumprimento das legislações aplicáveis, a exemplo da LGPD”, explicou a empresa em contato com o Canaltech.

Em ambos os casos, a transcrição é feita de forma totalmente automática, sem qualquer interferência humana. No caso do ViraTexto, inclusive, todas as mensagens são armazenadas por tempo limitado e para uso exclusivo da adaptação de mensagens.

Continua após a publicidade

Qual é o melhor?

As diferenças entre os chatbots de transcrição de texto são claras e, em usabilidade, o Transcriber Bot toma a dianteira. Contudo, ele não está disponível para WhatsApp, podendo ser utilizado somente no Telegram. Considerando que o ViraTexto ainda é uma novidade, resta torcer para que a Take Blip adicione funções mais refinadas para ele e torne seu uso ainda mais simples no mensageiro favorito dos brasileiros.