Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telegram planeja leiloar nomes de usuários e canais como NFTs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Agosto de 2022 às 11h25

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Telegram

O CEO do Telegram, Pavel Durov, disse considerar a opção de leiloar nomes de usuários e links de grupos de canais. A afirmação veio ao comentar o sucesso do leilão que a TON, empresa de criptoativos, realizou para interessados em adquirir nomes de domínio.

A prova do sucesso das vendas da TON foram os montantes milionários arrecadados. O domínio Wallet.ton, por exemplo, foi arrematado por 215.250 Toncoins (mais de R$1,3 milhões) e o Casino.ton foi vendido a R$ 1,2 milhões. Os compradores poderão hospedar sites, projetos e serviços nestes locais da rede Open Network.

"Se a TON conseguiu esses resultados, imagine o sucesso do Telegram com seus 700 milhões de usuários se colocarmos @ nomes de usuário reservados, links de grupos e canais para leilão. Além de milhões de endereços t.me cativantes como @storm ou @royal, todos os nomes de usuário de quatro letras podem ser disponibilizados para venda (@bank, @club, @game, @gift etc)", declarou Durov em seu canal.

Continua após a publicidade

Segundo o executivo, isso criaria uma nova plataforma onde os titulares de nomes de usuários poderiam comercializá-los livremente, como ocorre com sites da web. As partes interessadas fariam acordos baseados na venda de NFTs, com propriedade garantida no blockchain por meio de contratos inteligentes.

Durov disse que outros elementos do ecossistema do Telegram também poderiam entrar para esse mercado digital. Adesivos, emojis e canais teriam donos e poderiam ser valorizados ou desvalorizados, conforme o mercado.

Confira a mensagem completa de Durov sobre o tema:

NFTs e criptoativos no Telegram

Continua após a publicidade

Parece que o criador do programa de mensagens está pronto para adicionar recursos da Web 3.0 ao Telegram. Em vez de apenas dar a opção de usar NFTs de artes, como as outras plataformas, aqui a coisa seria bem mais rentável e utilitária.

A rede escolhida seria a TON, tendo em vista o sucesso do leilão recente e o fato de que foi o Telegram quem inventou a linguagem dos smart contracts do ativo digital. Vale lembrar que a TON era um projeto original do Telegram, mas que não pode ser lançada devido à intervenção da SEC, o órgão regulador da economia nos Estados Unidos. O Telegram levou o caso para a Justiça, mas perdeu a ação e ficou proibido de lançar o Gram, a sua criptomoeda própria.

O TON surgiu quando o espólio da Gram foi vendido para a Open Network. A tecnologia de segurança, os servidores de blockchain, os contratos inteligentes e demais elementos foram todos criados pela equipe de Durov, logo ele conhece o projeto de perto.

Continua após a publicidade

Pavel Durov não deu planos para quando o Telegram pretende implementar essa mudança. Para o usuário regular, pouca coisa deve mudar, já que os nomes atuais serão mantidos. Mas para investidores e especuladores do mercado financeiro, ter o controle sobre domínios estratégicos do popular app de mensagens pode ser algo muito lucrativo.