Publicidade

Telemoji | Telegram prepara chegada de emojis animados personalizados

Por| 12 de Agosto de 2022 às 15h45

Link copiado!

Divulgação/Telegram
Divulgação/Telegram
Tudo sobre Telegram

O Telegram prepara a chegada de emojis animados personalizados no serviço de mensagens. Chamados de Telemoji, tratam-se de versões animadas dos pictogramas já conhecidos da plataforma, mas uma novidade extra vai permitir a criação de emojis personalizados (e também animados) por qualquer usuário.

A novidade foi anunciada hoje (12) pelo criador da plataforma, Pavel Durov, em postagens feitas no seu canal dentro do mensageiro. O anúncio veio como espécie de resposta à repercussão de uma declaração anterior do executivo, na qual ele acusou a Apple de “causar danos irreparáveis” ao mercado mobile graças às suas taxas e a um “obscuro” processo de análise de atualizações que chegam à App Store.

Telemojis

Continua após a publicidade

Os telemojis são versões animadas dos emojis que todos já conhecem e utilizam aos montes todos os dias (por mais que a Geração Z ache isso algo excessivamente millenial). Aqui, vale diferenciar os telemojis dos emojis animados disponíveis atualmente na plataforma.

Diferente dos atuais, que só aparecem animados quando enviados sozinhos em uma mensagem, os telemojis poderão ser enviados aos montes em uma mesma mensagem, inclusive acompanhados de texto. A ideia é descrita por Durov como “versões em vetor animado de maior qualidade dos emojis padrão”.

No anúncio do recurso, Durov acusou a Apple de solicitar que a próxima atualização do Telegram seja “diluída” e os telemojis fiquem de fora do update, ao menos por enquanto. A Maçã teria entrado em contato com o Telegram após a "extensa cobertura" da mídia a respeito da acusação anterior feita pelo executivo e direcionada à empresa de Cupertino.

Continua após a publicidade

Apesar dos entraves, o criador do app garantiu que “isso é bom para o Telegram a longo prazo”, pois deve permitir que os Telemojis sejam “ainda mais únicos e reconhecíveis”.

Emojis personalizados

Se os emojis animados disponíveis por padrão no Telegram não forem suficientes, em breve será possível criar emojis personalizados. Em outra postagem, Durov anunciou a chegada do recurso — primeiro aos assinantes do Telegram Premium.

Conforme o executivo, os emojis personalizados poderão ser usados em mensagens trocadas no app, como reação a qualquer mensagem trocada no programa (esse recurso deve ser exclusivo para assinantes) e também na bio do perfil no Telegram.

Continua após a publicidade

“Foi um desafio de engenharia interessante garantir que centenas de emojis baseados em vetor e com animações suaves pudessem ser reproduzidos simultaneamente na tela de qualquer telefone”, escreveu o executivo.

Ao anunciar a novidade, Durov define este como o primeiro passo de uma “revolução visual” no Telegram, sem revelar, porém, mais detalhes do que vem por aí. Ainda sem dava exata para chegar aos usuários, os emojis personalizados devem chegar “nas próximas semanas”, informou o CEO.