Telegram oferece opções mais detalhadas ao denunciar mensagens
Por Bruno De Blasi |
O Telegram introduziu melhorias na interface de denúncias de mensagens que violam os termos de serviço da plataforma. Com a atualização, os usuários contam com mais detalhes ao fazer denúncias aos moderadores.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como deixar o Telegram mais seguro | 8 dicas
- O que é Telegram Business?
A atualização dá sequência ao novo foco do CEO Pavel Durov, que anunciou mudanças na plataforma após ser preso na França. Em setembro, o executivo disse que o mensageiro está comprometido com reguladores para encontrar o “equilíbrio certo” entre a privacidade e segurança, mas que faria ajustes para conter os eventuais abusos.
Dessa vez, o Telegram recebeu um novo formulário para fazer denúncias, com opções detalhadas para cada categoria. A ideia é que a alteração amplie a capacidade dos moderadores de analisar denúncias em escala e os recursos de IA.
“A lista de motivos de denúncias agora é atualizada dinamicamente a partir do servidor, permitindo-nos sugerir os motivos de denúncia mais relevantes em tempo real, adaptando-se a eventos e tendências em desenvolvimento”, anuncia a companhia.
Em um exemplo compartilhado em captura de tela, ao reportar uma mensagem, o serviço dá a seguintes opções (todas em tradução livre):
- Eu não gosto desse conteúdo;
- Abuso infantil;
- Violência;
- Bens ilegais;
- Conteúdo adulto ilegal;
- Dados pessoais;
- Terorrismo;
- Scam ou spam;
- Direitos autorais;
- Outros;
- Não é ilegal, mas precisa ser derrubado.
O menu está disponível ao escolher a opção “Denunciar” depois de tocar em uma mensagem nos apps para dispositivos móveis ou clicar com o botão direito sobre o conteúdo nas versões do mensageiro para computadores.
Códigos de autenticação
A atualização ainda levou novidade para empresas, que podem utilizar o Telegram para enviar códigos de autenticação. Dessa forma, as companhias não precisam utilizar sistemas de envio através de SMS. No lugar, basta utilizar a API do mensageiro para enviar as sequências numéricas de autenticação, com pagamento através do Fragment.
Os códigos serão enviados em um chat especial, com o nome “Códigos de verificação” (em tradução livre. Segundo o Telegram, a API do Gateway é gratuita para testes.
Outras novidades giram em torno da opção para enviar presentes, da nova interface para chats de vídeo no iOS e do suporte à transmissões ao vivo com o protocolo RTMP em todos os apps.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Xiaomi pode lançar tablet gamer da Redmi com chip Snapdragon
- Samsung fatura R$ 37 bilhões e pede desculpas pelo "baixo desempenho"
- Existem menos asteroides perigosos do que cientistas pensavam?
VÍDEO: O que é VPN e como o WhatsApp bloqueado e Telegram voltam a funcionar com ela ativada?