Como deixar o Telegram mais seguro | 8 dicas
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |
Quem usa mensageiros para trocar fotos, vídeos, áudios e uma série de informações sabe que o celular fica vulnerável por armazenar tanto dado importante. Nesse caso, vale a pena saber como deixar o Telegram mais seguro — caso ele seja seu mensageiro de preferência.
Além disso, é importante reforçar a proteção do aplicativo tendo em vista que sua conta pode virar alvo de cibercriminosos. Por exemplo, o infrator pode se apoderar do perfil para aplicar golpes, disseminar vírus e realizar outras práticas maliciosas.
8 dicas para deixar o Telegram mais seguro
Confira algumas funções e “macetes” para proteger a sua conta no Telegram e evitar o pior.
1. Ativar a verificação em duas etapas
A verificação em duas etapas (2FA) é praticamente a dica mais importante para tornar o seu Telegram mais seguro. O mecanismo exige um código toda vez que alguém tenta acessar a conta.
Em outras palavras, a 2FA atua como uma camada extra de segurança para o aplicativo. Veja a seguir como ativar o recurso:
- Abra as configurações do Telegram;
- Vá em “Privacidade e segurança”;
- Acesse “Verificação em Duas Etapas”;
- Toque em “Definir Senha Adicional”
- Crie sua senha extra;
- Forneça um e-mail de recuperação e insira o código.
Agora, toda vez que você logar na sua conta, a senha será exigida para validar o acesso. Aliás, não compartilhe com a sequência com ninguém, sobretudo com pessoas estranhas, pois cibercriminosos costumam solicitar código para ter acesso a sua conta e “tocar o terror”.
2. Use senha de bloqueio nas conversas
O Telegram permite definir uma senha de bloqueio no aplicativo. Se você optar por essa função, será necessário inserir uma senha toda vez que o aplicativo for aberto.
Esse recurso é uma excelente solução para quem deseja preservar a privacidade de suas conversas e evitar que curiosos acessem o chat para bisbilhotar. A medida também é muito eficiente para quem teve seu celular furtado — uma vez que impede o acesso do criminoso ao menu de conversas.
Para ativar a senha, basta fazer o seguinte:
- Abra as configurações do Telegram;
- Vá em “Privacidade e segurança”;
- Toque em “Senha de bloqueio”;
- Toque em “Ativar senha”
- Insira a sequência definida por você.
Depois de ativar o recurso, ainda é possível automatizar o bloqueio. Ele pode ser feito se você estiver ausente por um período de tempo, que vai de um minuto a cinco horas.
3. Desative o “Visto por último”, “Online” e outros
O Telegram permite desativar os status “Visto por último” e “Online” para aumentar a privacidade da sua conta, impedindo que outras pessoas saibam qual foi a última vez que você abriu o app e se você está com o aplicativo aberto em determinado momento.
Além disso, é possível ocultar até mesmo o horário da leitura das mensagens e aplicar exceções para que somente um grupo seleto de contatos tenha acesso às suas informações.
Veja como desativar:
- Abra as configurações do Telegram;
- Vá em “Privacidade e segurança”;
- Acesse “Visto por Último e Online”;
- Selecione “Ninguém”.
Ao retornar no menu de privacidade e segurança, você verá outras opções que podem ter sua visualização limitada, como fotos de perfil, bio, mensagens encaminhadas e chamadas. Basta entrar na categoria desejada e alterar as permissões para a opção “Ninguém”.
4. Use auto excluir mensagens
No melhor estilo Missão Impossível, o Telegram permite programar um timer para autodestruir suas mensagens periodicamente.
Quando a função é ativada, todas as novas conversas do chat são deletadas para todos em um período totalmente personalizável. Essa é mais uma opção para quem deseja evitar “abelhudos” ou dar aquele “atraso” no ladrão, eliminando todo tipo de informação confidencial nas conversas.
Aprenda a ativar a função:
- Abra as configurações do Telegram;
- Vá em “Privacidade e segurança”;
- Vá em “Autoexcluir Mensagens”;
- Selecione o período de tempo desejado.
Se nenhuma das opções sugeridas agradar, você pode tocar em “Tempo Personalizado” e configurar o seu próprio tempo de exclusão automática.
5. Desconecte dispositivos suspeitos
Se você tiver usado sua conta do Telegram no computador do trabalho ou no aparelho de um amigo, por exemplo, a dica aqui é encerrar sua sessão de forma remota.
Essa ação evita que pessoas desconhecidas vasculhem suas conversas e se passem por você enviando mensagens para os seus contatos — além de outras atividades invasivas ou até mesmo criminosas.
Para deslogar geral, basta fazer o seguinte:
- Abra as configurações do Telegram;
- Vá em “Dispositivos”;
- Selecione o aparelho desejado;
- Toque em “Terminar Sessão”.
Ainda é possível programar para encerrar as sessões automaticamente após determinado período de inatividade. Basta tocar em “Se Inativa Por” e estabelecer o tempo desejado.
6. Evite conexão em redes públicas
É preciso ter muito cuidado ao se conectar a redes Wi-Fi públicas, pois muitas podem não oferecer protocolos de segurança avançados, deixando seu aparelho vulnerável a ataques.
Por outro lado, é compreensível se você estiver em uma situação de emergência e não haver outra saída a não ser se conectar na rede pública. Por exemplo, se você estiver precisando pedir um carro de aplicativo e estiver sem conexão móvel para isso.
No entanto, o recomendável aqui, independentemente do acaso, é sempre optar pelo uso de dados móveis ou de uma rede privada — em último caso, considere o uso de uma VPN segura. Esses tipos de conexões garantem mais segurança para proteger o Telegram e outros aplicativos do seu aparelho.
7. Mantenha o Telegram sempre atualizado
Uma recomendação básica, porém vital no quesito proteção: o Telegram sempre disponibiliza novas atualizações que incluem melhorias e correções de segurança para Android e iOS.
Assim, é possível garantir que o aplicativo esteja sempre atualizado e livre de brechas contra invasões. Inclusive, uma opção bem conveniente aqui é ativar a atualização automática de aplicativos nas lojas digitais