Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como deixar o Telegram mais seguro | 8 dicas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Abril de 2024 às 08h00

Link copiado!

Christian Wiediger/Unsplash
Christian Wiediger/Unsplash
Tudo sobre Telegram

Quem usa mensageiros para trocar fotos, vídeos, áudios e uma série de informações sabe que o celular fica vulnerável por armazenar tanto dado importante. Nesse caso, vale a pena saber como deixar o Telegram mais seguro — caso ele seja seu mensageiro de preferência.

Além disso, é importante reforçar a proteção do aplicativo tendo em vista que sua conta pode virar alvo de cibercriminosos. Por exemplo, o infrator pode se apoderar do perfil para aplicar golpes, disseminar vírus e realizar outras práticas maliciosas.

8 dicas para deixar o Telegram mais seguro

Continua após a publicidade

Confira algumas funções e “macetes” para proteger a sua conta no Telegram e evitar o pior.

1. Ativar a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas (2FA) é praticamente a dica mais importante para tornar o seu Telegram mais seguro. O mecanismo exige um código toda vez que alguém tenta acessar a conta.

Em outras palavras, a 2FA atua como uma camada extra de segurança para o aplicativo. Veja a seguir como ativar o recurso:

  1. Abra as configurações do Telegram;
  2. Vá em “Privacidade e segurança”;
  3. Acesse  “Verificação em Duas Etapas”;
  4. Toque em “Definir Senha Adicional” 
  5. Crie sua senha extra;
  6. Forneça um e-mail de recuperação e insira o código.

Agora, toda vez que você logar na sua conta, a senha será exigida para validar o acesso. Aliás, não compartilhe com a sequência com ninguém, sobretudo com pessoas estranhas, pois cibercriminosos costumam solicitar código para ter acesso a sua conta e “tocar o terror”.

2. Use senha de bloqueio nas conversas

O Telegram permite definir uma senha de bloqueio no aplicativo. Se você optar por essa função, será necessário inserir uma senha toda vez que o aplicativo for aberto.

Continua após a publicidade

Esse recurso é uma excelente solução para quem deseja preservar a privacidade de suas conversas e evitar que curiosos acessem o chat para bisbilhotar. A medida também é muito eficiente para quem teve seu celular furtado — uma vez que impede o acesso do criminoso ao menu de conversas.

Para ativar a senha, basta fazer o seguinte:

  1. Abra as configurações do Telegram;
  2. Vá em “Privacidade e segurança”;
  3. Toque em “Senha de bloqueio”;
  4. Toque em “Ativar senha”
  5. Insira a sequência definida por você.
Continua após a publicidade

Depois de ativar o recurso, ainda é possível automatizar o bloqueio. Ele pode ser feito se você estiver ausente por um período de tempo, que vai de um minuto a cinco horas.

3. Desative o “Visto por último”, “Online” e outros

O Telegram permite desativar os status “Visto por último” e “Online” para aumentar a privacidade da sua conta, impedindo que outras pessoas saibam qual foi a última vez que você abriu o app e se você está com o aplicativo aberto em determinado momento.

Além disso, é possível ocultar até mesmo o horário da leitura das mensagens e aplicar exceções para que somente um grupo seleto de contatos tenha acesso às suas informações.

Continua após a publicidade

Veja como desativar:

  1. Abra as configurações do Telegram;
  2. Vá em “Privacidade e segurança”;
  3. Acesse “Visto por Último e Online”;
  4. Selecione “Ninguém”.

Ao retornar no menu de privacidade e segurança, você verá outras opções que podem ter sua visualização limitada, como fotos de perfil, bio, mensagens encaminhadas e chamadas. Basta entrar na categoria desejada e alterar as permissões para a opção “Ninguém”.

Continua após a publicidade

4. Use auto excluir mensagens

No melhor estilo Missão Impossível, o Telegram permite programar um timer para autodestruir suas mensagens periodicamente.

Quando a função é ativada, todas as novas conversas do chat são deletadas para todos em um período totalmente personalizável. Essa é mais uma opção para quem deseja evitar “abelhudos” ou dar aquele “atraso” no ladrão, eliminando todo tipo de informação confidencial nas conversas.

 Aprenda a ativar a função:

Continua após a publicidade
  1. Abra as configurações do Telegram;
  2. Vá em “Privacidade e segurança”;
  3. Vá em “Autoexcluir Mensagens”;
  4. Selecione o período de tempo desejado.

Se nenhuma das opções sugeridas agradar, você pode tocar em “Tempo Personalizado” e configurar o seu próprio tempo de exclusão automática.

5. Desconecte dispositivos suspeitos

Continua após a publicidade

Se você tiver usado sua conta do Telegram no computador do trabalho ou no aparelho de um amigo, por exemplo, a dica aqui é encerrar sua sessão de forma remota.

Essa ação evita que pessoas desconhecidas vasculhem suas conversas e se passem por você enviando mensagens para os seus contatos — além de outras atividades invasivas ou até mesmo criminosas.

Para deslogar geral, basta fazer o seguinte:

  1. Abra as configurações do Telegram;
  2. Vá em “Dispositivos”;
  3. Selecione o aparelho desejado;
  4. Toque em “Terminar Sessão”.
Continua após a publicidade

Ainda é possível programar para encerrar as sessões automaticamente após determinado período de inatividade. Basta tocar em “Se Inativa Por” e estabelecer o tempo desejado.

6. Evite conexão em redes públicas

É preciso ter muito cuidado ao se conectar a redes Wi-Fi públicas, pois muitas podem não oferecer protocolos de segurança avançados, deixando seu aparelho vulnerável a ataques. 

Continua após a publicidade

Por outro lado, é compreensível se você estiver em uma situação de emergência e não haver outra saída a não ser se conectar na rede pública. Por exemplo, se você estiver precisando pedir um carro de aplicativo e estiver sem conexão móvel para isso. 

No entanto, o recomendável aqui, independentemente do acaso, é sempre optar pelo uso de dados móveis ou de uma rede privada — em último caso, considere o uso de uma VPN segura. Esses tipos de conexões garantem mais segurança para proteger o Telegram e outros aplicativos do seu aparelho.

7. Mantenha o Telegram sempre atualizado

Uma recomendação básica, porém vital no quesito proteção: o Telegram sempre disponibiliza novas atualizações que incluem melhorias e correções de segurança para Android e iOS.

Continua após a publicidade

Assim, é possível garantir que o aplicativo esteja sempre atualizado e livre de brechas contra invasões. Inclusive, uma opção bem conveniente aqui é ativar a atualização automática de aplicativos nas lojas digitais