Publicidade

Telegram atualiza e ganha pagamentos pelo aplicativo, novas versões web e mais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Abril de 2021 às 15h24

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Telegram

O Telegram anunciou nesta segunda-feira (26) a chegada de dezenas de novidades para o aplicativo de mensagens: Pagamentos 2.0, agendamento de chats de voz, novas versões do Telegram Web, tocador de vídeo aprimorado e outras inserções. Muitas dessas novidades já haviam sido antecipadas pelo Canaltech e agora chegam para todos os usuários.

A principal adição é a nova versão do recurso de pagamento, introduzido em 2017 pela plataforma. Chamado de Pagamentos 2.0, o recurso permite ao consumidor pagar por produtos ou serviços sem sair do app, de forma segura e com cartão de crédito em qualquer chat. O pagamento é intermediado por um dois oito provedores cadastrados, como o Stripe, e disponível para os brasileiros.

Essa é uma plataforma gratuita — o Telegram não cobra nenhuma comissão — e que se importa com a privacidade, por isso não há como armazenar dados de pagamentos. As informações dos cartões de crédito são enviadas diretamente para o provedor de pagamentos e o endereço de entrega é compartilhado com o vendedor para que ele possa enviar o seu pedido. Ao final da transação, o serviço manda um recibo via chat para o comprador.

Continua após a publicidade

Com o novo formato, os compradores poderão também deixar uma gorjeta para recompensar um bom atendimento ou entrega bem feita. Compras podem ser completadas nos apps para celular e computadores, mas ainda não está liberado para a versão web.

Para quem quiser experimentar, a empresa disponibilizou um canal de demonstração com produtos fictícios. Assim, os compradores e vendedores podem conhecer melhor o recurso sem gastar nenhum centavo. Dá para integrar a API do Telegram a sites e assim usar o sistema para pagamento das compras.

Chats de Voz Agendados

A conversa por áudio tem sido o foco das principais plataformas de redes sociais nos últimos meses, graças ao sucesso do Clubhouse. O Telegram, juntamente com o Twitter, foi uma das primeiras plataformas a se adaptar ao novo estilo de troca de mensagens de voz.

Continua após a publicidade

Agora, a rede começa a trazer aprimoramentos necessários para tornar a experiência cada vez mais completa com a possibilidade de agendar chats de voz. A ideia é que os administradores de salas possam combinar uma data e horário previamente para permitir a participação de todos. Assim, dá para programar melhor as transmissões e obter uma audiência maior.

É possível também inserir uma contagem regressiva no topo da sala, além de configurar um alerta para avisar a todos sobre o início do bate-papo. Ao término do tempo, a reunião só iniciará quando o administrador autorizar.

O agendamento no Android pode ser feito pelo seguinte caminho: Iniciar Chat de Voz > Agendar Chat de Voz. Já no iOS, basta tocar no botão de Chat de Voz e selecionar Agendar Chat de Voz.

Continua após a publicidade

Perfis mais completos

Ainda sobre o chat de voz, o Telegram agora permite adicionar mais fotos e uma mini biografia do palestrante. Assim, o usuário consegue saber quem é aquela pessoa sem precisar sair da janela do bate-papo.

A edição deste perfil extra também pode ser feito pelo próprio palestrante sem precisar sair da conversa. Isso significa que é possível fazer um resumo do currículo adaptado para cada tipo de chat específico..

Novas Versões Web

Continua após a publicidade

A versão Web do Telegram foi lançada em 2014 e desde então tem ajudado as pessoas a se conectarem sem a necessidade de utilizar o celular, afinal a digitação em um teclado físico costuma ser mais rápida do que na tela. Apesar disso, é preciso admitir que ela não é nada bonita e nem moderna.

Em razão disso, o Telegram resolveu criar duas novas versões de web app com recursos que a versão tradicional não possui, como stickers animados, modo noturno, pastas de chat e outras.

As versões K e Z são bem parecidas e possuem mínimas diferenças visuais, além de alguns recursos próprios. Ambos podem ser baixados ou rodar diretamente no navegador, sem necessidade de instalação:

Continua após a publicidade

A parte bacana é que os dois funcionam simultaneamente com a versão web antiga e também com os apps, então não é necessário deslogar ou estar com o celular conectado à internet para funcionar.

Recursos menores e novas funcionalidades

As fotos e os vídeos agora podem ser ampliados diretamente da conversa com o famoso gesto de pinça, sem a necessidade de abrir a mídia. Com isso, é possível verificar o arquivo antes de baixá-lo para o seu celular.

Continua após a publicidade

O tocador de mídias foi aprimorado para possibilitar o avanço ou retrocesso de 15 segundos no vídeo. No iOS, isso pode ser feito ao tocar e segurar os botões de + ou -, enquanto no Android isso é feito com o toque no lado esquerdo ou direto da tela.

O app para Android trouxe animações novas e mais dinâmicas ao abrir o menu lateral ou voltar de uma conversa para a página inicial. Por enquanto, esses novos efeitos ainda não chegaram para proprietários dos aparelhos da Apple.

A atualização com todos os novos recursos já está liberada na App Store, para iOS e iPad, e na Play Store, para dispositivos Android. Caso ela não apareça para você , o Telegram possibilita o download direto do site deles (telegram.org). Os apps instalados pelo site irão atualizar automaticamente para a versão mais recente.

Gostou das novidades do Telegram? Qual delas é a mais útil para você Deixe sua opinião nos comentários.

Continua após a publicidade

Fonte: Telegram