Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telegram anuncia o fechamento de centenas de canais com apologia à violência

Por| 19 de Janeiro de 2021 às 08h40

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Telegram

O fundador do Telegram, Pavel Durov, respondeu às críticas feitas ao aplicativo de mensagem sobre a demora para derrubar canais com incitações à violência. Segundo ele, o app recebeu um aumento no volume de denúncias no começo deste ano, resultando no bloqueio ou fechamento de centenas de mensagens e canais.

Durov destacou que os Estados Unidos representam menos de 2% da base de usuários do aplicativo, citando ainda que o Telegram foi usado para driblar censura em países da Ásia, apoiando movimentos civis.

O russo ressaltou também que os termos de uso do Telegram proíbem a promoção da violência em canais e bots públicos — além de conteúdo pornográfico e spam.

Continua após a publicidade

A publicação, feita no próprio Telegram, foi divulgada dias após o aplicativo alcançar a marca de 500 milhões de usuários — muitos deles motivados pelas novas regras de uso do WhatsApp — e em meio a críticas sobre a demora da moderação do app em tirar do ar canais que violam as regras de uso.

Durov agradeceu os usuários que denunciaram canais que desrespeitaram as políticas do Telegram, destacando que o serviço aceita todos os pontos de vista, mas não compactua com chamadas à violência. Confira abaixo uma tradução direta da mensagem publicada pelo executivo:

Nas últimas duas semanas, o mundo tem acompanhado os acontecimentos nos Estados Unidos com preocupação. Embora os EUA representem menos de 2% de nossa base de usuários, nós do Telegram também temos observado a situação de perto. O Telegram aceita debates e protestos pacíficos, mas nossos Termos de Serviço proíbem explicitamente a distribuição de chamadas públicas à violência. Nos últimos 7 anos, aplicamos essa regra de forma consistente em todo o mundo, de Belarus e Irã à Tailândia e Hong Kong. Os movimentos civis em todo o mundo contam com o Telegram para defender os direitos humanos sem recorrer a causar danos. No início de janeiro, a equipe de moderação do Telegram começou a receber um número crescente de relatórios sobre atividades públicas relacionadas aos Estados Unidos em nossa plataforma. A equipe agiu de forma decisiva ao reprimir os canais dos EUA que defendiam a violência. Graças a esses esforços, na semana passada nossos moderadores bloquearam e encerraram centenas de chamadas públicas de violência que poderiam ter atingido dezenas de milhares de assinantes. A equipe continua a processar relatórios de usuários, além de remover proativamente o conteúdo que incita diretamente a violência. Gostaria de agradecer a todos que relataram canais públicos que ultrapassaram os limites. Continuem assim! Valorizamos cada um de seus relatórios. O Telegram dá as boas-vindas ao debate político vindo de todos os lados do espectro político — mas agirá rapidamente para impedir aqueles que incitam as pessoas a infligir danos aos outros.

Fonte: Pavel Durov