Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tela de criação de e-mails do Gmail ganha novos recursos e fica mais inteligente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Outubro de 2021 às 09h56

Link copiado!

Justin Morgan/Unsplash
Justin Morgan/Unsplash

Na última quarta (20), o Gmail começou a liberar um conjunto de pequenos recursos para os usuários da plataforma. Mudanças discretas focadas na criação de e-mails tornam mais intuitivas a composição de mensagens e buscam facilitar a checagem de destinatários e evitar enganos ou exposição de informações delicadas, especialmente na comunicação corporativa.

A primeira das mudanças está em nomes personalizados para cada mensagem. Em vez de o contato aparecer com seu nome padrão, o remetente da mensagem pode dar um novo apelido exclusivamente naquele e-mail.

Continua após a publicidade

Essa funcionalidade é útil quando há a comunicação entre diferentes empresas e alguns dos envolvidos estão catalogados com cargos em vez dos nomes próprios. Nesses casos, os colaboradores externos não precisam saber exatamente o detalhe da hierarquia, daí ter o nome dos envolvidos seria bem mais valioso.

Para facilitar a identificação de pessoas, todo destinatário de uma mensagem será etiquetado pela foto anexada ao perfil. A medida simplifica a verificação de contatos e pode evitar eventuais inconvenientes, como alguém esquecido ou incluído por engano.

Além disso, destinatários de fora da companhia, em casos de e-mails corporativos, também serão destacados ao longo da elaboração da mensagem. Quando um endereço com domínio desconhecido for incluído, ele será ressaltado com cores amarelas, e, se nunca houve um contato antes, aparecerá um aviso na parte de baixo do balão de edição — algo que já acontece em contas corporativas na hora de responder alguém de fora da organização.

Continua após a publicidade

Neste sentido, o Google melhorou a identificação de domínios alternativos de uma mesma companhia. A companhia exemplifica que usuários com o domínio “@google.com” não serão mais alertados sobre comunicação externa se os destinatários forem “@youtube.com”, já que, na prática, são uma empresa só.

Outras adições, como um indicador para evitar a adição de destinatários repetidos e melhorias para a correção de endereços de e-mail com erros de digitação, também estão incluídos no pacote. Essa série de mudanças pequenas, no geral, deve facilitar a comunicação diária no Gmail, já que torna a interface significativamente mais intuitiva.

Por se tratar de uma novidade simples, não é preciso fazer nada para recebê-la. As adições aparecerão na versão web, e o suporte para o app mobile não é garantido. Se os recursos ainda não chegaram para você, resta apenas esperar pela liberação do Google.

Continua após a publicidade

Fonte: Google