Publicidade

Google Chat recebe milhares avaliações negativas por forçar migração do Hangouts

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Agosto de 2021 às 17h22

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

Parece que a base de fãs do Hangouts é maior do que o Google previa. Ontem, o Canaltech anunciou a estratégia da empresa de obrigar usuários a trocar o antigo aplicativo pela nova solução, mais moderna e integrada ao Meet. Contudo, essa atitude não agradou os usuários e o resultado foi uma enxurrada de críticas negativas ao Google Chat na Play Store.

De uma avaliação superior a 4,5 estrelas, o serviço caiu para apenas 2,8 apenas nas últimas 48 horas. Esse fluxo intenso coincide com as medidas para forçar a troca do aplicativo e isso gerou a insatisfação das pessoas. Para dar conta de responder a todas as críticas, o Google apelou para uma mensagem padrão enviada a todos os comentaristas:

Continua após a publicidade

A maioria das reclamações são fundamentadas na suposta "inferioridade" e ausência de recursos. Muita gente reclama que o Hangouts tinha chamadas de vídeo integradas e o Chat não conta com isso — é necessário instalar o Meet.

Outra crítica bem comum é pela falta de integração com o Gmail, já que a plataforma atual permite gerir sua conta e conversar em simultâneo. Esta última reclamação deve ser resolvida em breve, porque o objetivo do Google é levar o Chat para o Gmail assim que desativar o Hangouts.

Pela atitude do Google nas respostas, a empresa não parece estar disposta a rever a decisão de extinguir o app antigo. Não há detalhes se a companhia pretende exportar algumas funcionalidades do moribundo app para o novo mensageiro. O usuário está fazendo a parte dele ao reclamar de algo forçado e supostamente inferior ao qual ele se acostumou nos últimos anos — é o preço de se fazer algo que cai no gosto popular.

Continua após a publicidade

Essa não é a primeira transição forçada do Google, mas parece ser uma das mais penosas para os usuários. Foi assim com o Talk (antecessor do Hangouts), Wave (o "substituto do Gmail), Google+ (a rede social mal-sucedida) e tantos outros esquecidos no limbo.

Você curtiu o Google Chat ou também está no time de quem prefere o Hangouts? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Play Store