Publicidade

Teclado dividido do Gboard começa a chegar para celulares dobráveis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Julho de 2022 às 15h55

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Gboard finalmente vai atender ao desejo dos usuários de telefones dobráveis e trazer um teclado dividido em duas partes. A mudança deve facilitar a utilização por donos da linha Galaxy Fold e Galaxy Flip, que antes tinham dificuldades para alcançar todas as teclas devido ao tamanho da tela.

Um post com um print de tela foi compartilhado no subfórum do Reddit dedicado ao Fold, onde alguns usuários fizeram seus relatos de aprovação. No modelo reformulado, metade do teclado fica posicionado no lado esquerdo e a outra metade vai para o lado direito. A digitação é um pouco diferente do tradicional, mas fica muito mais fácil para o usuário.

Continua após a publicidade

Será possível alternar entre o teclado normal, um flutuante ou a versão repartida. Um botão no próprio Gboard vai possibilitar a troca rápida entre os layouts, assim o usuário decide qual se adapta melhor ao celular.

Outros teclados para Android já tinham esse recurso, como o Samsung Keyboard da fabricante sul-coreana. Era esperado que o Gboard adotasse o modelo com a chegada do Android 12L, criado especialmente para as telas grandes e dobráveis, mas os usuários se frustraram. Mas, como diz o ditado, antes tarde do que nunca.

O teclado dobrável foi visualizado no final de maio e ainda está em fase de testes, portanto só está liberado para usuários do Gboard beta. Se você tem um telefone dobrável e curte o estilo descontraído do teclado do Google, então talvez possa se inscrever no programa beta do app na Play Store. Vale lembrar que ainda não é algo para todos, por isso a mera inscrição não garante o acesso.

Fonte: Reddit