Publicidade

Stremio é legal ou pirataria? Entenda como funciona o player de filmes grátis

Por| Editado por Durval Ramos | 23 de Maio de 2024 às 14h15

Link copiado!

Stremio
Stremio

O Stremio voltou a ser pauta após ter seu aplicativo lançado para alguns modelos de smart TVs da LG. No ano passado, algumas smart TVs da Samsung também já havia recebido o famoso app de filmes e séries, colocando uma pulga atrás da orelha de muita gente que passou a se questionar: mas, afinal, o Stremio não é ilegal?

Embora tenha se popularizado por permitir acesso a conteúdo pirata, o Stremio é oficialmente um hub de mídia em que você descobre e encontra conteúdos que deseja assistir. Na prática, isso significa que ele é uma plataforma que centraliza filmes, séries, canais e até podcasts de diversos streamings, de maneira que você descubra com mais facilidade onde um título está disponível.

Continua após a publicidade

Como funciona o Stremio

Ao baixar o app e fazer uma conta no aplicativo, o usuário tem acesso a uma biblioteca com diversos filmes e séries, que incluem também títulos já em domínio público que podem ser assistidos legalmente no próprio serviço.

Ao navegar por sua interface, ele consegue ver shows e longa-metragem que estão em alta, descobrir programas por gênero ou diretor e criar até a sua própria lista com os conteúdos que deseja ver. Caso se interesse por um deles, o usuário pode ver então em qual local ele está disponível e, ao escolhê-lo, ser redirecionado para o aplicativo do streaming ou da plataforma digital em questão.

Nas TVs, portanto, o aplicativo chega com essa promessa de facilitar a vida do telespectador, já que, ao invés de abrir dezenas de plataformas, o usuário abre apenas o Stremio e é redirecionado para a Netflix, Disney+, Prime Video ou outro serviço, de acordo com o que for assistir.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Caso a pessoa, no entanto, não tenha uma conta naquele serviço, ela não consegue dar play na produção. E é aí que entra o assunto pirataria…

As extensões piratas

O Stremio se tornou bastante controverso por dar uma brecha enorme para a pirataria, prática que é considerada crime pela legislação brasileira e pode ocasionar pena de até quatro anos de prisão e pagamento de multa.

Continua após a publicidade

Embora a plataforma e todas as funcionalidades citadas assim sejam legais, o serviço permite que o usuário instale algumas extensões (os chamados add-ons), que adicionam novas funcionalidades à sua interface. Há diversas modificações que esses plug-ins podem fazer, mas a principal delas é a de que o Stremio consiga transmitir conteúdo protegido por direitos autorais por meio de arquivos torrent e links magnéticos.

Com essas extensões, o Stremio encontra o conteúdo a partir de fontes externas, indo muito além dos serviços de streaming e lojas digitais. Na prática, isso quer dizer que com a extensão instalada, o usuário consegue assistir aos filmes e séries que deseja no próprio serviço, de maneira gratuita, mas ilegal, sem precisar baixar nada no computador.

Isso, é claro, leva a muitos debates, já que apesar de operar em conformidade com a lei, o aplicativo não apenas fecha os olhos, mas também facilita a violação de direito autoral.

Continua após a publicidade

A própria existência de um player integrado ao serviço também é bastante questionável, já que, embora possa se justificar pelos seus conteúdos de domínio público, parece não fazer sentido com a finalidade do serviço. Afinal, se o objetivo do Stremio é apenas centralizar conteúdos e redirecionar os telespectadores, por que então ele precisa ser capaz de reproduzir filmes e séries em sua própria plataforma?

Embora o assunto vá longe, é preciso ter em mente que o aplicativo do Stremio, por si só, é seguro e não conta com nenhuma restrição, podendo ser instalado de maneira legal e sem dor de cabeça nos seus aparelhos. Por isso mesmo, empresas como Samsung e LG passaram a ofertá-lo em suas lojas de aplicativos.

Em quais dispositivos é possível usar o Stremio?

Continua após a publicidade

Além de aplicativo para as smart TVs da LG com sistema WebOS, lançadas a partir de 2020, o Stremio também roda nas smart TVs da Samsung lançadas a partir de 2019 e nos sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.

Além disso, ele também conta com aplicativos dedicados para Android Mobile e Android TV e pode ser acessado vida Stremio Web (de maneira mais limitada) em aparelhos iOS e iPadOS.