Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

RARBG anuncia fim das atividades de um dos principais torrents do mundo

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Maio de 2023 às 10h44

Link copiado!

Aneta Pawlik/Unsplash
Aneta Pawlik/Unsplash

O mundo dos torrents e do compartilhamento de arquivos amanheceu mais triste. O RARBG, um dos maiores trackers desse tipo no mundo, anunciou nesta quarta-feira (31) o fim de suas operações. O encerramento das atividades, porém, não está associado à perseguição de autoridades e ameaças de processo, como acontece com muitas plataformas do tipo, mas sim pelos problemas financeiros e a falta de pessoal para manter a plataforma.

Em um curto comunicado publicado no site oficial, os responsáveis não identificados pedem desculpas aos usuários e apontam que a decisão de não continuar com os trabalhos foi unânime. Ela foi tomada diante dos custos cada vez maiores para manter o RARBG de pé, principalmente pelo aumento no valor da energia na Europa, necessária para manter os data centers do tracker de torrents funcionando, associado à inflação em alta.

Além disso, os administradores afirmam que alguns dos responsáveis pelo RARBG seguem lutando na guerra da Rússia contra a Ucrânia, em ambos os lados do conflito. Ainda, o time teve mortes relacionadas à pandemia da covid-19, enquanto outros membros ainda sofrem com efeitos colaterais da doença. Os últimos dois anos, afirmam, foram muito difíceis.

Continua após a publicidade

Assim, não seria mais possível manter as despesas de funcionamento do RARBG a partir dos bolsos de seus responsáveis, o que motivou a decisão de fechar o serviço. A medida foi tomada de forma imediata e, nesta quarta, quem acessa o domínio oficial da plataforma ou algum de seus redirecionadores já encontra apenas a mensagem de encerramento, sem acesso aos arquivos de torrent que estavam hospedados por lá.

O RARBG foi fundado em 2008 e se tornou um dos destinos principais dos usuários em busca de arquivos de torrent, principalmente relacionados a filmes, séries e games. Por conta disso, entrou na mira de governos de diferentes países, principalmente dos EUA, mas também foi alvo de ordens de bloqueio no Reino Unido, Portugal, Austrália, Índia e até Bulgária, sua terra-natal.

Continua após a publicidade

Cuidado com arquivos perigosos após fim do RARBG

Alguns mirrors alternativos, entretanto, ainda permitem a obtenção de torrents que foram publicados na plataforma, e os arquivos seguem disponíveis em redes P2P, que funciona na conexão entre usuários. É importante, porém, prestar atenção ao usar tais caminhos, já que downloads maliciosos podem surgir em meio ao momento de comoção, como já aconteceu com outros serviços do tipo após fechamentos ou suspensões.

Por isso, caso vá vasculhar o que restou do RARBG espalhado pela internet, fique atento a arquivos perigosos ou tentativas de instalação de softwares e a golpistas tentando se passar pela plataforma original. Mantenha sistemas operacionais e softwares atualizados, bem como um antivírus ou aplicação de segurança ativa para ajudar a detectar contaminações por malware.