Publicidade

Spotify pode deixar você gravar reações em áudio a álbuns e playlists

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/Omid Armin/Unsplash)
(Imagem: Reprodução/Omid Armin/Unsplash)
Tudo sobre Spotify

O Spotify começou a testar uma funcionalidade que permite ao usuário gravar uma reação em áudio a álbuns musicais e playlists disponibilizados na plataforma. Esse seria mais um passo do serviço para dar um "toque social" a experiência de streaming de músicas.

Alguns prints de tela foram publicados por um usuário no Reddit para revelar as novidades. A imagem tem um ícone de microfone logo abaixo do nome da playlist, ao lado do ícone de download, que permite a gravação quando acionado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A seguir, dá para notar uma tela exclusiva com uma explicação de uso e o incentivo (o círculo verde na parte inferior) para os interessados comentarem algo sobre aquela lista de reprodução. Terminada a captura do áudio, é possível cortar, adicionar música de fundo e marcar a playlist desejada antes de publicar.

A ideia é permitir a criação de vários formatos sonoros: desde rápidos comentários, passando por recomendações ou até um programa inteiro com análises sobre as músicas da lista. Ainda não está claro, mas é provável que as reações de voz fiquem disponíveis para seus seguidores ouvirem como se fosse um podcast simples.

Até o momento, o serviço está em fase experimental apenas no Vietnã e não há prazo para expansão para outros países. O Spotify confirmou ao site TechCruch que realiza o teste, mas não disse em quais locais nem deu mais detalhes sobre o experimento.

Spotify rumo ao social

No começo de abril, o Spotify liberou podcasts com suporte a vídeo para mais criadores em vários países — o Brasil não foi um deles. A expansão do formato para além do áudio possibilita melhor interação com audiência, já que permite notar detalhes que não poderiam ser visto apenas pela voz, como expressões faciais, vestimentas ou reações.

Alguns dias antes, também na linha social, o serviço de streaming começou a testar um feed estilo TikTok para descoberta de músicas. A ideia seria introduzir um sistema de navegação na vertical, em looping e personalizado conforme o gosto das pessoas, associado a um algoritmo de recomendação.

Essa incursão do Spotify no mundo social não é por acaso. O rival Resso, pertencente à criadora do TikTok, é uma plataforma musical com muita ênfase em redes sociais. As pessoas podem curtir e comentar músicas, conversar sobre artistas, recomendar canções e outras funcionalidades.

Fonte: TechCrunch