Publicidade

Snapchat entra na trend e revive filtros de 2016; veja como usar

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Unsplash/appshunter.io
Unsplash/appshunter.io

Deslizar pelo feed de redes sociais como Instagram, TikTok e X (antigo Twitter) nas últimas semanas tem significado, quase automaticamente, se deparar com a trend de reviver momentos de 2016. Um dos aplicativos mais marcantes de dez anos atrás era o Snapchat, que entrou na onda e liberou filtros da época.

“Para ajudar os usuários do Snapchat a reviverem aquela época, o Snapchat está lançando hoje um Flashback especial de 2016, tornando mais fácil do que nunca relembrar os momentos, as Lentes e a vibe que definiram uma década”, destacou a equipe da rede social em comunicado.

A disponibilização dos filtros que marcaram os usuários visa atender a uma crescente demanda por recursos nostálgicos. A companhia informa que as pesquisas por lentes “2016” aumentaram 613% na plataforma entre os dias 1º e 12 de janeiro de 2026, em comparação com o mesmo período de 2025.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As buscas especificamente pelo famoso filtro “Dog Lens” aumentaram 352% quando comparados os mesmos períodos de 2025 e 2026. Já a procura por músicas de dez anos atrás na biblioteca do app teve um aumento de 621%.

Como usar os filtros de 2016 no Snapchat

Com o intuito de reviver as experiências “autênticas, divertidas e reais” de 2016, o Snapchat reuniu os filtros nostálgicos em uma categoria dentro do app. Para acessar os recursos:

  1. Abra o app do Snapchat;
  2. Clique em “Explore” no menu inferior da tela;
  3. Deslize até a categoria “Melhor de todos” (a última do menu);
  4. Selecione o filtro histórico para usar na foto.

Na seção, é possível encontrar lentes como as de cachorro (incluindo a de dálmata), coroa de flores, “vômito de arco-íris” e também aquelas que colocam flores e borboletas na cabeça dos usuários.

Leia também: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: O algoritmo do seu YouTube, Instagram e Threads está ruim nas recomendações?