Siri com tecnologia do Gemini será anunciada em breve, revela portal
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •

A nova versão da Siri feita com a tecnologia do Google Gemini pode chegar em fevereiro. De acordo com o colunista Mark Gurman, do site Bloomberg, a Apple já prepara o lançamento da assistente repaginada para o mês que vem.
- Mais IA e outras novidades ao iPhone: o que esperar do iOS 27?
- ChatGPT no iPhone: entenda como funciona a integração com o Apple Intelligence
A parceria entre ambas as Big Techs foi anunciada no começo de janeiro — a Apple vai usar os modelos do Gemini para desenvolver suas próprias soluções de inteligência artificial (IA), incluindo a nova Siri.
Agora, a expectativa é de que a Maçã promova um evento para mostrar alguns dos novos recursos da assistente em ação, como a capacidade de entender o contexto da tela do celular. A novidade deve chegar com a atualização iOS 26.4: os primeiros testes do Beta ocorreriam em fevereiro, com lançamento previsto para março ou abril.
A seguir, entenda:
- Apple planeja dois grandes lançamentos com IA
- O que vai mudar na Siri?
- Qual foi o acordo entre Apple e Google?
Apple planeja dois grandes lançamentos com IA
De acordo com a matéria original, a Apple planeja dois grandes lançamentos de recursos com IA neste ano. O primeiro seria a atualização da Siri no mês que vem, enfim levando ao público as ferramentas anunciadas para a assistente em 2024.
A segunda novidade seria uma versão completamente remodelada da assistente, prevista para lançamento na Worldwide Developers Conference (WWDC) — a conferência anual da Apple para desenvolvedores na qual a empresa revela as novas versões do iOS e dos demais sistemas operacionais.
Com o codinome “Campos”, a futura Siri teria uma arquitetura totalmente remodelada e adaptada para a era dos chatbots estilo ChatGPT. A novidade pode chegar com as atualizações iOS 27, iPadOS 27 e macOS 27.
Apple e Google avaliam se a assistente rodaria nos próprios servidores da Maçã (como já acontece) ou seria hospedada nas tecnologias de nuvem da Gigante de Mountain View.
O que vai mudar na Siri?
A Siri enfim vai entrar na era da IA generativa: a próxima versão da assistente será capaz de analisar o contexto do que é exibido na tela e realizar ações entre aplicativos. Além disso, ganhará um aspecto mais conversacional, o que permite interações com diálogos no lugar de pedidos mais diretos para a ferramenta.
As novidades foram originalmente anunciadas em 2024, junto com o restante do pacote do Apple Intelligence. No entanto, os ajustes na Siri foram adiados e posteriormente a empresa decidiu seguir com a tecnologia de terceiros.
Qual foi o acordo entre Apple e Google?
Atrás de outros concorrentes na corrida da IA, a Apple fez um acordo para desenvolver novos recursos com base na tecnologia do Google Gemini.
A coluna de Mark Gurman informa que a Gigante de Cupertino negociou com Anthropic (dona do Claude) e OpenAI (dona do ChatGPT) no período, mas seguiu com o Google após outros conflitos de interesses no mercado e ao notar uma evolução nos modelos da marca.
Leia também:
- iPhone 18 vazou: veja o que esperar da tela e da Ilha Dinâmica menor
- Quais iPhones devem receber o iOS 27 em 2026?
- Por que tantos funcionários de alto escalão estão deixando a Apple?
VÍDEO: Lançar CELULAR novo todos os anos: PRA QUE?
Fonte: Bloomberg