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Sem alarde, Firefox testa mudança histórica e surpreende usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Setembro de 2021 às 10h31

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Reprodução/Mozilla
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Quem usa o Firefox já está acostumado a ter o Google como mecanismo de pesquisa padrão na hora de realizar as buscas. Mas isso pode mudar em breve, afinal a Mozilla conduz um experimento com um pequeno grupo de usuários que terão o MicrosoftBing como padrão. Por enquanto, apenas 1% dos usuários de desktops estão com o "novo" sistema de buscas e isso deve continuar até janeiro.

Mesmo com essa mudança forçada, o usuário ainda poderá restabelecer a sua preferência como padrão nas configurações. É um trabalho extra, mas que pode ajudar a Mozilla a mensurar a aceitação ou rejeição da sua mudança.

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O Google ainda é o queridinho das pessoas não somente pelo tamanho da empresa ou pela sua fama, mas porque, na visão da maioria, apresenta os resultados de busca mais precisos. A empresa também está em constante reformulação para entregar novas soluções, como a compreensão da linguagem natural, a integração com o Lens e os hubs informativos — casos da Covid-19 e da Olímpíada de Tóquio 2020.

Uma possível mudança generalizada para o Bing é algo que surpreende o mercado, já que o Google é responsável por mais de três quartos da receita anual da Mozilla, fruto da integração com o buscador. A principal especulação neste sentido é que a Microsoft possa estar disposta a desembolsar mais dinheiro que a rival para conquistar o espaço no Firefox.

Novas fontes de receita

A Mozilla tem interesse em criar outras formas de gerar receitas, como produtos por assinatura e VPN, para tentar se manter menos dependente de terceiros. Abandonar o parceiro de longa data, no entanto, parece algo arriscado a se fazer, a não ser que exista uma proposta mais consistente do outro lado.

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Mas a guinada também pode ter relação com a preservação da privacidade do usuário: com o FLoC, o Google despertou a desconfiança de vários desenvolvedores de navegadores, em especial da Mozilla. A organização foi uma das primeiras a anunciar que não concorda com o novo modelo proposto, porque ele seria falho e abriria brechas para a coleta de muito mais dados do que os atuais.

Dados da empresa Statcounter revelam que o Google é o mecanismo de busca mais utilizado, com 92,03% do mercado. Na segunda posição, o Bing tem apenas 2,48% das pesquisas totais, número que se mantém estável nos últimos anos. Yahoo, Baidu, Yandex e DuckDuckGo completam o TOP 5, com uma audiência somada dos quatro rivais de 7,21%.

Em resposta à solicitação de comentários do portal TechRadar, a organização limitou-se a dizer que faz estudos regulares e que, no momento, o experimento altera o mecanismo de pesquisa padrão. É claro que não dá para afirmar que a Mozilla vai realmente abandonar sua parceria de sucesso para fechar acordo com a Microsoft. Como os testes vão até janeiro, ainda há muita água para passar em baixo da ponte e a receptividade pode ser pior (ou melhor) do que a expectativa.

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Fonte: TechRadar, StatCounter