Reuniões do Microsoft Teams poderão ser transmitidas no YouTube e na Twitch

Reuniões do Microsoft Teams poderão ser transmitidas no YouTube e na Twitch

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Junho de 2021 às 18h35
Reprodução/Mspoweruser

O Microsoft Teams é uma ferramenta muito útil no ambiente corporativo, mas pouco popular para realização de streaming de vídeo. Como seu viés é para dentro de empresas, não faria muito sentido permitir a exposição de reuniões para qum está fora. Normalmente, quando é necessário fazer uma transmissão ao vivo, as pessoas tendem a preferir outras alternativas como o Facebook ou o Instagram.

Mesmo assim, a Microsoft anunciou nesta quarta-feira (16) que pretende integrar a transmissão do Teams para a Twitch, o YouTube e outros compatíveis com o protocolo RTMP. Hoje até dá para fazer isso, mas são necessários programas e serviços de terceiros (além de uma boa dose de conhecimento técnico) para espelhar a transmissão.

O Teams vai possibilitar espelhar conteúdo para plataformas de vídeo (Imagem:  Divulgação/Microsoft)

Essa alternativa é bacana para realização de eventos virtuais entre pessoas de empresas diferentes, por exemplo, já que ambas poderão ter acesso ao conteúdo de modo simultâneo. Além disso, ela possibilita que reuniões com dezenas de pessoas sejam exibidas em plataformas que limitam a quantidade de participantes, como o Instagram.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O lançamento mundial está previsto para o mês de julho de 2021, mas ainda sem um dia específico definido. Quem usa o Teams no modo corporativo precisará ter a autorização do administrador para conseguir integrar a transmissão com outros sistemas.

O que é RTMP?

Real-Time Messaging Protocol (RTMP) é um padrão aberto que torna mais fácil conectar seus aplicativos a sites de streaming. Ele funciona com base no compartilhamento de links que dão acesso à transmissão em tempo real. Com o RTMP é possível gravar a tela do seu computador e a sua câmera e enviar ambas as imagens para múltiplos sistemas simultâneos, como a Twitch, o YouTube, o Facebook, além de sites e outros serviços.

Com o protocolo integrado, não será preciso usar softwares intermediários como o OBS (Imagem: Divulgação/Streamlabs)

Quem costuma fazer transmissões ao vivo já deve estar familiarizado com o RTMP, um padrão aberto que permite conectar plataformas de vídeo: é só digitar o endereço para que tudo seja retransmitido. Esse protocolo dispensa o uso de softwares intermediários com o OBS e o xSplit, além de gerar menos problemas de configuração.

Fonte: Microsoft

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.