Publicidade

Quer usar menos redes sociais em 2026? 6 truques que vão te ajudar no detox

Por  | 

Compartilhe:
Unsplash
Unsplash

Se você quer reduzir o uso de redes sociais em 2026, existem alguns ajustes nativos nos celulares que podem te ajudar a fazer o tão desejado detox. Além de, é claro, remover os aplicativos, tanto o Android quanto iOS oferecem temporizadores para você controlar o acesso ao Instagram, TikTok, WhatsApp, e muito mais.

6 ajustes para reduzir o uso de redes sociais

A seguir, confira as seguintes dicas:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Ative o temporizador
  • Desligue as notificações
  • Oculte o aplicativo
  • Acesse a rede apenas pelo navegador
  • Apague o app e bloqueie o site
  • Desative a conta temporariamente

1. Ative o temporizador

O Bem-estar Digital do Android e o Tempo de Uso do iOS oferecem meios para bloquear o uso de certos recursos após atingir um limite de uso para diversos recursos. Assim, você pode definir uma meta diária para acessar apps de redes sociais e, ao atingi-lo, um bloqueio será acionado automaticamente.

Os ajustes estão disponíveis nas configurações dos respectivos sistemas operacionais. Neles, você pode selecionar os apps que terão limite e o tempo de acordo com as suas necessidades. Quando a trava é aplicada, é possível pausá-la temporariamente caso precise ver algo importante.

2. Desligue as notificações

Existem outros truques para amenizar o acesso às plataformas em qualquer instante. Entre eles, desligar os alertas de curtidas, comentários, mensagens e afins das redes sociais, seja pelas configurações do aplicativo ou do sistema.

Outra opção é silenciar os alertas. Assim, você consegue mantê-los sem emitir sons ou até mesmo exibir um aviso flutuante na tela do celular, mas pode acessá-los pela central de notificações do Android e do iOS.

3. Oculte o aplicativo

Continua após a publicidade

Dificulte o acesso às redes sociais ao escondê-las no seu celular Android e no iPhone (iOS). Além de apagar o atalho da tela inicial, oculte as plataformas da lista de aplicativos através da configuração do sistema ou ao adicioná-las à pasta segura do aparelho.

Outro caminho é adicionar uma senha para acessar o app. Contudo, o procedimento para usar tanto a opção para esconder ou adicionar o app à pasta segura quanto a proteção extra varia de dispositivo para dispositivo.

4. Acesse a rede apenas pelo navegador

Continua após a publicidade

O X (ex-Twitter), TikTok, Instagram, Threads, Facebook, LinkedIn e afins permitem o uso através do navegador do celular. Essa opção é indicada para quem quer remover o aplicativo do celular, seja para fazer um detox ou abrir mais espaço, mas pretende “dar uma olhadinha” na rede social vez ou outra.

No geral, as versões web não possuem tantas restrições de uso em relação aos apps. Por outro lado, nem todas as ferramentas são oferecidas, exigindo o download da plataforma pela Play Store (Android) ou App Store (iOS) para utilizar os recursos ausentes.

5. Apague o app e bloqueie o site

Quer parar de usar de vez pelo celular? Outra opção é apagar o aplicativo e, caso necessário, bloquear o site da rede social para impedir qualquer tentativa de acesso, especialmente quando bate o tédio e dá a vontade de rolar o feed para ver as novidades.

Continua após a publicidade

Essa opção é indicada, principalmente, para quem deseja manter o acesso somente pelo computador ou tablet e busca evitar os acessos involuntários.

6. Desative a conta temporariamente

Se a ideia é interromper o acesso por completo por alguns dias, semanas ou meses, outra opção é desativar a conta por completo. Neste caso, o perfil fica inacessível tanto para você quanto para outras pessoas, sem necessariamente ter que apagá-lo.

Para retomar o uso, basta acessar o perfil novamente. Contudo, verifique os termos da plataforma antes de realizar o procedimento – em alguns casos, a conta pode ser excluída após um certo período de inatividade. Assim, você evita o risco de perder todos os seus posts, mensagens e seguidores.

Continua após a publicidade

Leia mais:

VÍDEO: EXPLICANDO O ALGORITMO REDES SOCIAIS