Publicidade

Quantas vezes um artista precisa tocar no Spotify para ganhar um salário mínimo?

Por| 16 de Março de 2020 às 12h00

Link copiado!

Quantas vezes um artista precisa tocar no Spotify para ganhar um salário mínimo?
Quantas vezes um artista precisa tocar no Spotify para ganhar um salário mínimo?
Tudo sobre Spotify

Se você acha que os serviços de streaming estão popularizando o acesso à música, é bem provável que esteja certo, mas isso não significa que as plataformas tenham facilitado a vida dos artistas, como mostra um infográfico da organização britânica Broadbandchoices.

O faturamento bilionário das gravadoras com serviços de streaming pode até levar os consumidores a acreditar que mais músicos estão enchendo os bolsos de dinheiro, com crescimento das assinaturas na casa dos dois dígitos, mas a realidade é que a vida da maioria dos artistas continua difícil.

Batizado de “Sing for your Supper” (cante pela sua janta, em tradução direta), a imagem mostra quantas reproduções de música um artista precisa ter por ano para ganhar um salário mínimo em quinze países, incluindo o Brasil; isso, nos principais serviços de música online:

Continua após a publicidade

A organização estima que, para um artista brasileiro, é preciso que suas músicas alcancem pouco mais de 790 mil reproduções no Spotify para que receba um salário mínimo. O número atual é um pouco mais baixo, já que o valor do salário mínimo foi calculado quando a cotação do dólar estava próxima de 4 reais.

No YouTube, o número de reproduções necessárias para receber 3.500 dólares (cerca de R$ 17.400,00 na cotação da data de publicação deste texto) é de pouco mais de 5 milhões. Para chegar no mesmo valor, é preciso 470.857 reproduções na Apple Music, 269.533 no Tidal, 540.750 no Deezer ou 860.896 na Amazon.

É importante destacar que o cálculo foi feito com base em valores médios pagos pelos serviços, os royalties nos contratos mudam de artista para artista, além de sofrerem a influência de outros fatores como acordos com gravadoras e regiões do planeta.

Continua após a publicidade

A polêmica não é recente e já envolveu até a cantora norte-americana Taylor Swift que, em 2014, retirou suas músicas do catálogo do Spotify, decisão da qual só voltou atrás em 2017. Na época em que a cantora reclamou do baixo pagamento por reprodução de suas músicas, o diretor-executivo do Spotify chegou a insinuar que as gravadoras não estariam repassando adequadamente os bilhões de dólares em royalties pagos pelo serviço de streaming.

Fonte: Broadbandchoices via Mashable